Eu e minha XTR660 Blackbird

Quem é você, de onde é, de que você gosta?
Apresente-se!

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Estado: CE
País: Brasil
Contato:
Status: Offline

20 Ago 2008, 09:33  

Ilustres membros do Clube... (poooo... ficou meio gay hein...)
Raamm-rrammm... Faaalaaaa caaaambada... (ficou melhor assim)
depois de muito esperar esse mês chegou minha cavala pretona,
venho acompanhando o bate-papo por aqui e os passeios com a Falcon não é de hoje mas só esse mês que consegui (finalmente) receber minha primeira XT. Até agora só andei 340kms com ela. O que posso dizer no momento é... porr**** a moto é um canhão.
:-D :-D :-D :-D :-D :-D :-D

PRIMEIRAS FOTOS

Esse foi o primeiro banho da XT, na casa de praia, após um rolêzinho básico por umas estradas de piçarra e areia. Só passei uma água para tirar a sujeira.

Imagem

Imagem

Imagem

ACESSÓRIOS X CUSTO

Comprados junto com a moto:

CAVALETE RONCAR PRETO = 150,00 [Comprei mas usei por menos de uma semana e estou vendendo pois estou comprando um "elevador" para motos]
BAGAGEIRO RONCAR = 140,00
PROTETOR DE MAO CIRCUIT = 145,00
PROTETOR DE CÁRTER = 320,00
PROTETOR DE MOTOR = 155,00
BOLHA MOTOVISOR = 200,00
TIRE SPREAD MOTOVISOR [VEDA FURO DE PNEU] = 14,00
ALARME DUOBLOCK G4 = 180,00
PEDALEIRAS TRASEIRAS DA YBR = 40,00
BOLSA PARA O COMPARTIMENTO DA RABETA DA XT = 40,00

Comprados no início do ano:

LAMPADA PHILIPS MOTOVISION = 35,00
BAULETO GIVI = 150,00
ALFORGES GRIPHO + SUPORTE PARA ALFORGES GRIPHO = Não lembro o preço mas foi na casa dos 300 reais.

ps:
Comprei outras coisinhas mas que não é o caso colocar, como por exemplo, dois tubos grandes do spray lubrificante de corrente Repsol Chain Lube (30,00), faixas catracadas para prender a moto no reboque (140,00), etc.
Esse ano pretendo não ter mais gastos com a cavala, só a troca de óleo e filtro com 1000kms, minha patroa que o diga.
Mas se bem que eu tô afim de colocar o Militec1 no motor.

ACESSÓRIOS X QUALIDADE e PREÇO

CAVALETE RONCAR PRETO FOSCO - Nota 9,5
Muito bom. Maciço, na cor preto, fosco, perfeito para a cor fosca da 66. Lindão mesmo. Se a pessoa for instalar e tiver o protetor de cárter vai precisar instalar os dois juntos. O que poderia ser melhor é a expessura da borracha que apoia o cavalete quando este retorna para a posição de descanso.
Eu comprei um mais não estou usando pois esse mês estou me mudando do ap para uma casa de condomínio e agora estou com espaço de sobra e vou atrás de comprar um elevador de motos para brincar na 66 quando desejar.

BAGAGEIRO RONCAR PRETO FOSCO - Nota 10
De novo, muito bom. Maciço, na cor preto, fosco, perfeito para a cor fosca da 66. Lindaço. É feito justo! Cara fiquei com medo na hora de instalar. É muito justo. Fiquei com medo de arranhar a rabeta por isso protegi com uma toalha. É apertado mas cabe certinho. Nota 10! Coloquei e não tiro mais da cavala.
Por que o bagageiro da Falcon feito pela Roncar não tem a mesma qualidade? Não entendo. Nem se compara.

PROTETOR DE MAO COM ALMA CIRCUIT PRETO - Nota 9,5
Muito bom. Na Falcon eu usava um Acerbis todo de plástico mas os protetores com alma de alumínio passam muito mais segurança e são bonitos. Combinou com o guidão da 66. Sem contar que são fáceis de instalar na 66. Fácil, fácil. Ao instalar eu coloquei uma camada de eva entre os braceletes do protetor e o guidão da 66. Assim ficou bem preso e não arranha o guidão. Show!

PROTETOR DE CÁRTER PRETO FOSCO - Nota 9
Comprei e instalei o protetor do ClubeXT. Também combinou perfeitamente com a 66. Vem com manual que explica como instalar. É fácil. O material é muito bom e a pintura idem. Por algum motivo o parafuso menor que prende a parte mais alta do protetor na peça que vai no quadro da moto veio enferrujado. Mas não encanei com isso pois depois irei fazer uma geral na 66 e trocar alguns parafusos por outros iguais mas de inóx pra não enferrujar. Na parte em baixo do cárter já esta com um risco de uns 10 cms. Achei que já arranhou muito fácil, só estou com a moto a 3 semanas. Mas tudo bem, não dá pra ver, e se for o caso no futuro eu mando pintar. Não existe nada semelhante para a Falcon e o pessoal reclama disso, eu reclamava.

PROTETOR DE MOTOR MANIVELA PRETO - Nota 9
Comprei e instalei após o protetor de cárter. Vem com manual, é fácil de instalar. Casa com o protetor de cárter. Não temos problemas em instalar os dois juntos. Não precisa de adaptações. A pintura é muito bonita. Ele é composto basicamente da estrutura de proteção e é preso no quadro em cima e abaixo por meio de duas pequenas peças de metal, tipo uns "bracinhos" que prendemos no quadro e depois prendemos a estrutura do protetor. Por algum motivo um dos suportes (esses bracinhos) veio fora de esquadro, tipo um pouco amassado, como se não estivesse na mesma fôrma do outro. Na hora de apertar os parafusos digamos que eles tenham ficado na mesma forma. Meio estranho mas não atrapalhou nada e ficou perfeito. Só precisei fazer um pouco mais de força para apertar um dos parafusos. Nada de mais. Não se compara ao protetor de motor que eu usava na Falcon.

BOLHA MOTOVISOR FUMÊ - Nota 9,5
Eu tinha uma na Falcon e após pesquisar decidi por ela. Não é grande como alguns parabrisas que existem para vender, me perdoem os que gostam mas essas bolhas grandes/parabisas são feios pra k7. Essa da motovisor esteticamente é mais apresentável. Também é de fácil instalação e vem com manual. Na minha opinião ela deveria ser um pouco, coisa de meio milímetro mais expessa e ter 1 cm a mais de altura e largura, e ter os suportes que a prendem na carenagem um pouco mais rígidos. Seria o ideal, levaria um 10, mas ainda assim eu a acho bonita. Me parece ser de qualidade superior a mesma bolha fabricada pela motovisor para a Falcon.

TIRE SPREAD MOTOVISOR - Nota 9
Sempre usei nos pneus das minhas motos. Nunca precisei, nunca fiz a prova do mesmo, então só posso dizer pelos relatos dos amigos. Coloquei meio tubo em cada pneu, o manual manda colocar um tubo em cada. Achei muito. Depois compro outro tubo para completar. Sempre faço como manda o manual e não tive problemas com entupimento dos pitos. Sou meio neurótico e calibro a 66 toda semana. O que poderia ser melhor é a garrafa. Não tem jeito, por mais que você se cague de fazer força apertando o tubo não tem como secar a mesma. Ainda fica um resto na garrafa que não passa para dentro do pneu. Isso deveria ser revisto. No mais nada a reclamar.

ALARME POSITRON DUOBLOCK G4 - Nota 10
Usei na Falcon por pouco mais de um ano e nada a reclamar do mesmo. Sempre funcionou e não me deu problemas. Cheguei a deixar a Falcon uma semana sem ligar e quando precisei bastou uns 2~3 toques na ignição e pronto. Comprei para a 66 e instalei. Ficou perfeito. Melhor instalado que na Falcon pois a 66 tem mais espaço embaixo do banco e o alarme fica mais próximo da bateria ficando assim os fios escondidos. Muito bom.

PEDALEIRAS TRASEIRAS DA YBR - Nota 9
É vero mas fazer o que. As pedaleiras da 66 acabam com os calçados da patroa por isso eu a substitui pela da YBR que além de ser maior é na cor preta e coberto por uma camada de borracha. Na 66 é menor e toda prateada, esportiva demais para a 66. É fácil de tirar as da 66 e colocar da YBR. Mas é necessário ter uma arruela grande para prender. No mais nada a reclamar.

BOLSA PARA O COMPARTIMENTO DA RABETA DA 660 - Nota 9,5
Comprei esse acessório de um membro do Clube XT, o que para uns pode ser besteira mas eu gostei. Serve para carregar alguns objetos na rabeta da 66 sem deixar as coisas jogadas. Vai tudo dentro da bolsa que é feita sob medida para a rabeta da 66. Eu só achei que talvez o material da bolsa pudesse ser mais grosso, mas pode ser besteira da minha parte. Gostei da bolsa e recomendo.

LAMPADA PHILIPS MOTOVISION - Nota 9,5
Para quem anda a noite e gosta de uma boa visão eu recomendo. Muito melhor que a lâmpada que vem na 66. Eu usava na Falcon e vale a pena, sem contar que o preço não é dos mais caros. Melhora consideravelmente a iluminação. Para quem só anda de dia não vale a pena. E mesmo de dia você vê ela iluminando os carros que estão a sua frente na rua, temos de tomar cuidado para não incomodar os outros veículos sem notar. Recomendo.

BAULETO GIVI - Nota 9
Comprei um bauleto GIVI daqueles "normais" que cabem um capacete dentro. Eu digo normal pois aquele de 45litros que cabem dois capacetes é uma coisa anormal. Muito grande. Prefiro esse menor. É de fácil instalação no bagageiro da XT. Recomendo.

ALFORGES GRIPHO e SUPORTE PARA ALFORGES GRIPHO - Nota 9
Eu os comprei mas ainda não tive oportunidade de usá-los. Estão guardados para uma viagem. Recomendo para aqueles que viajam muito. Não são enormes e cabem bastante coisas. Junto com o suporte de alforge ficaram perfeito na 66 pois as malinhas não ficam batendo nos escapes. São na cor preta e combinam com a 66. Recomendo

MINHAS IMPRESSÕES DA 660

Dirigibilidade:
Andando no corredor, entre os carros, não noto muita diferença entre a Falcon e a 660. Se eu estiver parado e precisar passar entre os carros no início a Falcon parece ser melhor por ser mais leve, mas como a XT tem muita força no motor basta começar a andar (sair da inércia de parado) para ela ficar "mais leve". Quanto ao giro do guidão, também não noto diferença. Quanto a largura da moto, altura dos manetes etc. para se passar entre os outros veículos não notei diferença. A impressão inicial era a de que a Falcon era mais alta. Acredito que porque os protetores de punho que coloquei na XT são maiores que os que havia colocado na Falcon. E abro um parênteses aqui para recomendar esses protetores com alma de alumínio, vale o investimento, cada centavo. Os da Falcon eram só de plástico.

Peso:
A 660 é 20 quilos mais pesado que a Falcon. Mas acredite, parecer ser muito, muito mais. A cavala é pesada. Andei nela e depois numa Sahara... a Saharinha pareceu uma mobilete.
Andar com a XT na areia da praia é um pouco melhor por ser mais pesada, mas se o pneu atolar lascou. O motor da XT é muito forte e qualquer toque mais forte no acelerador estando na praia com um pneu liso vai fazer a moto atolar até o talo. Como disse, ela é pesada e muito arisca, precisa ter cuidado ao usar o acelerador. Para andar na praia é recomendado usar mesmo o pneu com cravo por questão de segurança e custo... já pensou o preju se derrubar a cavala. Ahhh... quanto ao peso... lembra que eu disse que os 20 quilos a mais fazem diferença... levantei com meu primo uma Sahara e colocamos na caçamba de uma 4x4 Frontier. Pooo... suamos mas conseguimos... se fosse a XT a gente suava, se cagava e acho que não colocava. Hahahahaaaa...

Altura:
A 660 possui o banco mais alto que a Falcon, pouca coisa, uns dois centímetros, mas faz diferença, principalmente por ser mais pesada temos de ficar atentos. Quanto a altura do solo até o motor/quadro me parece que a XT é mais baixa que a Falcon. Interessante que nesse ponto pois a 600 possui o fundo mais alto que a 660, nos deixando com a impressão de que a 600 é mais offroad que a 660.

Banco:
Como falamos em altura também falamos no banco, a altura do banco é maior na 660. E o banco dela é mais fino, menos espuma, ou seja, mais duro que o banco da Falcon. O banco da 660 é mais esportivo. Excelente parte dianteira dele que sobe pelo tanque de combustível. Assim não temos o crônico problema de arranhar o tanque se escostar a fivela do cinto. Como disse o banco é mais fino. Para os mais sensíveis podemos comprar um banco mais confortável, estilo cela de cavalo, que é fabricado para a 660. Lembra da altura da moto que falei acima... imagina se a 660 tivesse o fundo alto como a 600 e o banco confortável da Falcon (com mais espuma)... a moto só ia poder ser utilizada por pessoas com 1,85 pra cima. Heheheheheee...
O material que reveste o banco da 66 é muito bonito. Parece um couro sintético e tem duas texturas diferentes: dos lados é uma e em cima é outra.
Ahhh sim, o espaço embaixo do banco é muito bom. Pode-se transportar todas as ferramentas sem problema, e ainda acrescentar outras no kit que vem com a 660. Temos espaço para se colocar um alarme e ainda temos espaço para se levar outras coisas na parte próxima a rabeta. Cheguei a comprar uma pequena bolsa feita para a 660 e colocamos neste local da rabeta. Com espaço para se levar carteira, celular, e outros apetrechos.

Guidão:
Dizem que o guidão da 660 é mole. Que se levar uma queda ele entorta fácil. Sinceramente não sei e nem espero descobrir. Acho o guidão bonito, com os controles bem dispostos sobre ele. Talvez se ele fosse 1 ou 2 centímetros mais alto eu gostasse mais ainda. Seria bom também se ele viesse em alumínio mas acho que estou pedindo demais. Será?

Punhos:
Não tem como não falar. Nesse ponto a 660 praticamente humilha a Falcon. Pooo... quando comprei a Falcon uma das primeiras coisas que fiz foi tirar aqueles punhos originais. Os da 660 são bonitos e muito confortáveis. Excelente mesmo. Com os pesos de guidão que vem junto deixam o conjunto muito bonito.

Acelerador:
Falando de punho... falemos do acelerador. Muito confortável e muito sensível. Não precisa se enrolar o cabo para a moto arrancar. Basta um leve toque. Se a pessoa pensar em enrolar o cabo a moto sai empinando. Qualquer toque mais brusco no acelerador e já somos projetados para trás.

Freio:
Algumas pessoas no Clube XT reclamaram do freio da XT. Eu não tenho do que reclamar. Na Falcon os freios funcionavam muito bem e na XT funcionam que é uma maravilha. Se pinçar forte os freios travam os discos, a cavala quica e pula igual cavalo selvagem. Não sei se por eu ter comprado a Falcon zero e a 660 zero os freios estão excelentes... isso o tempo vai dizer.

Farol:
Pooo poderia ser melhor. A exemplo da Falcon o globo/carcaça do farol é bonito, muito bonito mas a luzinha é bem... bem... bom, poderia ser melhor. Para isso já estou com uma lâmpada Philips Motovision para por no globo da 660. Novamente já ouvi relatos, de donos de 660 e de donos de Falcon, reclamando sobre o globo que derrete, mas isso não aconteceu comigo com a Falcon e espero que não aconteça com a XT.

Painel:
Gostei muito do painel digital. Para se andar a noite com pouca luz é melhor ainda. Nota 10! Mas confesso que tomei um susto quanto olhei e notei... Cadê o contagiros? Heheheheee... não esta visível. A 660 tem contagiros mas ele não fica a mostra ou seja é mesmo que não ter. E isso me faz falta. Como não tenho noção do momento certo da troca de marcha e como no início não quero ficar abusando do motor que esta amaciando o conta-giros me faz falta. No resto não tenho do que reclamar, ele é bem posicionado e mesmo sendo menor que o painel da Falcon eu o acho de fácil leitura. Pode pilotar no solzão que ainda assim temos uma fácil leitura do painel. Sem esforço.

Radiador:
Engraçado, estava instalando o protetor de motor e notei que o radiador da 660 é fabricado pela Ktm. O radiador fica quase imperceptível pela carenagem preta da XT. Bom, o reservatório de água para o radiador é de fácil visibilidade e acesso, atrás da lateral direita da moto, impossível não ver. Quando o calor no motor esta muito alto e o líquido de refrigeração não esta dando conta do trabalho entra em ação as ventoinhas para baixar a temperatura do conjunto. Até hoje ela só ligou uma vez quando estava rodandno no solzão, perto da praia em baixa velocidade.

Motor / Pintura do motor:
Mermão... lindo... lindo... lindo... aquele motorzão pintado de cinza. Cacilda. Nota 10! Com a moto toda preta fica lindo! Engraçado como ele parece sóbrio, é grande mas ao mesmo tempo não tem coisa demais, é estranho tentar descrever. O bichão tá lá todo a mostra e é bonitão a cor cinza.
E uma "reclamação" comum aos usuários da XT... a vibração. A 66 vibra mais que a Falcon. Isso é fato. Mas nada que incomode. É só começar a rodar que a gente esquece isso, além do que a pessoa acostuma logo.

Pintura da moto / Partes plásticas / Adesivos:
O pessoal caprichou na pintura. Os aros pintados, as balanças, tudo fosco. Outra nota 10! A cor dos escapes também estão em harmonia com o conjunto.
Dizem que as partes plásticas brilhosas da 660 arranham com muita facilidade. Por enquanto nenhum arranhão. Graças a Deus. Mas dizem que arranha só de olhar. Essas partes plásticas brilhosas na cor preta são um espelho, se o dono não tiver cuidado e tratar com zelo vai rapidinho dar a impressão de que a moto é maltratada. Simplesmente porque quando junta poeira nela se vê logo, e se arranhar ela é impossível não notar. As partes brilhosas são as abas do tanque e a rabeta. A lateral plástica é um preto fosco muito bonito, nessa lateral não temos adesivos.
Na minha opinião os adesivos poderiam ser mais bonitos, ou até mesmo pintados direto nas abas ou seja nada de adesivo. Nesse ponto acho que os adesivos da Falcon são melhores pois não conseguimos perceber se na Falcon é adesivo ou pintura. Talvez pelo motivo de que o adesivo da Falcon parecer ser mais fino (espessura) que o da 660. Penso que como o adesivo é só na aba dianteira no caso de um tombamento lateral no Falcon o preju seria maior pois teríamos os adesivos laterais que seriam atingidos, as laterais da Falcon são maiores. Mas isso é expeculação minha e não tenho interesse de descobrir.

Pedaleira do carona:
Poooo a pedaleira do carona é toda de metal prateado, é curto e bem agressivo. Parece até moto speed. Diversas mulheres reclamam que eles acabam com os calçados então resolvi trocar logo as pedaleiras do carona. Coloquei os da YBR que servem perfeitamente. Precisa só ter uma arruela grande para instalar os mesmos. Gostei da troca pois as pedaleiras também pretas combinaram com a moto e possuem a borracha que não esculhamba os calçados da patroa. Se bem que ela não anda comigo de moto mas em todo caso... troquei. Não sei porque a Yamaha não troca pelos da YBR.

Pisca-Alerta:
Muito interessante termos um pisca-alerta na moto. Todas as motos deveriam ter um sem precisarmos ficar inventando e fazendo adaptações. Pode-se usar o pisca-alerta tanto com a moto ligada quanto com a moto desligada. Muito bom.

Escapes:
Esses merecem destaque positivo e negativo. O negativo é que eles passam em baixo da moto deixando assim eles expostos pois a 660 não vem com protetor de cárter/escape de fábrica. Nos obrigando a gastar mais algumas pratas para proteger o conjunto. Lembra que eu comentei que o fundo da 660 é baixo... já deu pra entender o problema dos escapes passando por baixo né. O positivo é que os escapes são de uma cor muito bonita, parece bronze, são bonitos e o barulho também é nota 10! O pessoal reclama que as borrachas na ponta do escape pode sair com facilidade. Isso já aconteceu com algumas pessoas mas não aconteceu com outras. Para mim o estranho é que as pontas do escape são pequenas, pensei que o bocal fosse maior. No mais é impossível se parar atrás dela e não sentir o barulho e as lufadas de ar que vai na cara. Heheheheee...
Ahhhh... ia esquecendo... os escapes podem dar uns pequenos estouros (o pessoal do Clube XT chama de peidos mesmo heheheee...) nas reduzidas. A minha acontecia isso, então fui regular (na mão mesmo) a mistura da moto (gasolina x ar) e ela parou com isso. Beleza pura. O ideal é se usar um analisador de gazes mas infelizmente por aqui nenhuma concessionária da Yamaha tem um. Palhaçada!

Consumo:
Nesse item não posso falar muito. A moto esta com 330kms e o consumo esta alto. Já me disseram que vai tudo se normalizar lá pelos 1000kms. Andando na cidade sem abusar a 660 esta fazendo 14kms/litro. Só usei gasolina aditivada da BR e da Texaco. O pessoal relata que o normal é 20~21 na cidade, ou seja, muito próximo ao da minha antiga Falcon que fazia 23 na cidade. Por esse motivo eu penso que a 660 é melhor no consumo. Entendo que consumo depende de uma gama extensa de variáveis e fatores. Não vou discutir isso. Estou falando no meu caso que não mudei minha maneira de pilotar nem mudei os caminhos e locais que transito e vou estar com um motorzão melhor fazendo um consumo quase idêntico. Show de bola.

Velocidade:
Outro item que não posso falar muito. A moto ainda esta amaciando. O pessoal no Clube XT ao retratar as velocidades máximas alcançadas variam entre 180 e 190 km/hr. Para mim a 660 não é moto de velocidade, mas fico contente em saber que se eu precisar acelerar forte a cavala chega a tanto. O motor tem uma resposta rápida e bem agressiva fazendo com que a velocidade suba com muita facilidade. A velocidade de cruzeiro da 660 é na casa dos 130km/hr. Não tenho como falar muito.

amortecedor:
A exemplo da Falcon eu gostei também dos amortecedor da 660. Ambos, dianteiros e traseiro vem com protetores, impedindo que qualquer coisa se choque contra os mesmos. Nesse quesito proteção a Honda bem que poderia dar uma atenção melhor para a Falcon. O amortecedor traseiro da 66 possui 5 estágios, do mais macio ao mais rígido. Estou usando o mais macio pois o asfalto aqui não é lá essas coisas e não ando voando na 66.

Pneus:
Interessante falar sobre a calibração dos pneus, Metzeller Tourance, o manual diz para colocar 29 psi em cada para o uso só do piloto. Mas ao fazermos isso a moto fica dura, absorvendo menos o impacto, conversando com uns amigos eles me recomendaram usar 22 na dianteira e 24 na traseira. Fiz isso e a moto esta muito boa de se pilotar.

Câmbio:
O câmbio da 66 é mais alto que o da Falcon. O movimento que temos de fazer (para cima ou para baixo) para passar as marchas é maior. No começo estranhei bastante. Agora acostumei. Pensei em baixar... mas um amigo me recomendou deixar como esta pois na hora que eu for usar a bota de cross não vou precisar voltar a subir o câmbio. Ele tem razão. Voltando... o neutro entra com facilidade, sem stress. A única coisa que me deixou pensativo vou o ato de passar as marchas. Explico... Eu tentava passar as marchas sem dar pancadas, de maneira macia e silenciosa, mas me disseram que é errado, que devemos passar mesmo a marcha com força, que dar a pancada ao se passar não estraga, e é o correto. Me explicaram o motivo mas não sei como explicar aqui.

Outras coisas:
Essa é engraçada mas merece ser dito. A fechadura que libera o banco. Lembro que na Falcon ficava na lateral próximo a rabeta. Legal. Na 660 essa mesma fechadura fica a mais ou menos um palmo acima da pedaleira esquerda do PILOTO. Bem no meio do quadro/moto. Ai vocês vão me dizer... "e dai?" Bom pra você meu amigo/minha amiga que sofre por não ter uma praia por perto não tem problema algum... mas para aqueles que andam na praia, piçarra, areia tem um problema, por ser baixo é fácil de entrar poeira, areia e "entupir" a entrada da chave. Mas não se aflijam... conversando com o Luiz vi uma solução... pegar uma dessas cadeiras de metal, tipo de bar, que tem aquele pezinho preto de borracha/plástico... tiramos esse pézinho e colocamos sobre a fechadura. É do mesmo tamanho. Cabe certinho e assim a fechadura fica com uma capa que a protege do tempo. Hehehheheeee...
Outra coisa... o protetor de punho com alma de alumínio. Não sei se pelas fotos consegue-se ver mas eu não o apertei em contato direto com o guidão. Pensei... pooo vai ser metal apertando metal. Além de poder escorregar vai arranhar tudo quando se deslocar, vai marcar feio. Então arrumei uma borracha para por entre os dois. Na verdade acho que é um EVA. Peguei um mouse-pad velho e arraquei o pano que o cobria ficando apenas aquela fina camada de EVA do fundo do mouse-pad. Cortei uma tira da largura da braçadeira do protetor de punho e coloquei entre a presilha e o guidão. Só depois de estar tudo posicionado direitinho fui lá e apertei os parafusos. Foi muito bom!
Eu montei tudo na XT, não é rápido nem fácil, é preciso cuidado e boa vontade, e ferramentas claro. Mas no final ficou tudo perfeito. Muito bom!!!!

Atualizado em 25 de Setembro de 2008

MINHAS IMPRESSÕES DA 660

Guidão:
Levei um tombo besta e entortei o guidão da 660. Comprei um de alumínio, bem mais resistente, e por coincidência ele é um pouco mais alto que o original da 660. Muito bom. Comprei um da mesma espessura do original assim no precisei de adaptadores nem de alterar as peças do guidão, só não coloquei os pesos.

Consumo:
O consumo da 660 está sendo 22kms/litro. Excelente!

Atualizado em 19 de Novembro de 2008

PRIMEIRA REVISÃO

Há três dias levei a 660 para a revisão dos 1000 kms.
Basicamente gastei 35 reais com um filtro de óleo original + 27 reais com 3 litros de óleo Texaco Havoline API SL (igual ao YAMALUBE). Ou seja, a revisão sairia por míseros 62,00 reais, mas aproveitei para colocar junto com o óleo um frasco (200ml) de MILITEC. Foi regulado o CO e a marcha lenta, a 660 ficou um pouco mais "silenciosa/macia" (se é que é possível).
Tenho de me acostumar a não levar muito tempo passando a marcha pois nessa hora em que ela fica em "ponto morto" sem aceleração as vezes ela apaga. Mas nada de mais. O consumo dela já deu uma melhorada, o primeiro tanque rendeu 14kms/litro e o último rendeu 22kms/litro. Muito bom pois eu tinha uma Falcon que tinha o mesmo consumo (22kms/litro). Segundo o manual só deveria fazer a segunda revisão (troca de óleo, filtro, etc.) com 10mil kms mas ficarei fazendo as trocas de óleo a cada 3mil e a troca do filtro a cada 6mil kms. Fiz também o isolamento com silicone dos conectores/contatos e partes expostas da 660 para não ter problemas quando quiser passar com ela por dentro de rios, praia, etc.
É isso. Quando tiver notícias posto aqui. Valeu!!!

Atualizado em 16 de Dezembro de 2008

Hoje, a XT está com 5300 quilometros. Rodei a grande maioria do tempo na cidade, trânsito urbano mesmo, asfalto ruim, carros, uma média de 25 kms por dia. Acredito que eu tenha embasamento para concordar (ou discordar) de alguma colocação que eu possa ter escrito sobre a XT. Deixo aqui meu relato para que possa servir para algum colega que tenha vontade de adquirir uma 660.
O que mudou na moto desde que comprei a XT e postei as fotos e as minhas primeiras impressões: instalei um afastador de alforje, que na verdade trabalha mais como um protetor para os escapes. Então essa é a única novidade grande testada desde aquela época.

Das observações que já mencionei acima...

ACESSÓRIOS X CUSTO

(Antigos)
CAVALETE RONCAR PRETO - Terminei vendendo pois achei que a moto já era baixa o bastante. No lugar dele comprei um cavalete de balança utilizado por motos speed para levantar a roda traseira da moto.
ALARME DUOBLOCK G4 - Terminei vendendo pois me recomendaram não instalar alarme na XT, visto que na mesma tudo é eletrônico.

(Novos)
Adquiri recentemente e esta instalado na moto
AFASTADOR DE ALFORGE (Loja do Clube XT) - R$ 85,00

Comprei e ainda não usei (não instalei) na XT
MALA TANQUE GRIPHO
ALFORGES GRIPHO
SUPORTE PARA ALFORGES GRIPHO
VELA NGK IRIDIUM - R$ 55,00
CABO IBOOSTER F1 - R$ 175,00

ACESSÓRIOS X QUALIDADE e CUSTO

PROTETOR DE MAO COM ALMA CIRCUIT PRETO - Nota atualizada: 10 (aumentou)
Recomendo como item obrigatório, não importa a marca, mas recomendo veementemente um protetor de punho com alma de alumínio. Não de ouvidos para esses tolos que dizem que é perigoso pois pode quebrar ou amassar e prender a mão do piloto. Mentira! Nem fud*** a alma de alumínio vai amassar para prender os dedos do piloto. Essa alma de alumínio passou por duas ou três provações comigo e passou com louvor. Se não fosse ela tinha detonado o punho do guidão, manete etc. em duas quedas que tive com a moto.

PROTETOR DE MOTOR MANIVELA PRETO
Recomendo como item obrigatório. O protetor de motor na XT funciona como um slider para a lateral da moto. O protetor de mão (citado acima) + o protetor de motor + afastador de alforge CRIAM UMA BARREIRA para a XT em caso de queda, funcionam como "SLIDERS". Em uma queda que tive em um asfalto molhado há 50kms/hora nada aconteceu com a XT. Nenhum arranhão ou problema com a carenagem e plásticos. Tudo perfeito.

BOLHA MOTOVISOR FUMÊ - Nota atualizada: 9 (baixou)
Muitos dizem que a bolha é ruim pois faz a frente balançar. Mentira! Muitos falam que aumenta a quantidade de vento no capacete. Mentira! Passei duas semanas rodando na XT sem a bolha, tanto na cidade quanto na estrada, rodando a mais de 100/hr. A ausência da bolha AUMENTOU a quantidade de vento no peito e no CAPACETE! Rodei com a XT a mais de 150km/hr com a bolha e a moto não perdeu a frente. A XT chegou a ficar balançando com a frente em uma ocasião rodando a 120km/hr mas não acredito que foi (só) por causa da bolha, pode ter sido por causa do asfalto ou vento lateral ou outro motivo mas não foi por causa da bolha. Tanto que minutos/hora depois passei dos 150 na XT com a bolha. O ruim é que a bolha arranha fácil. Qualquer queda ou algo mais a bolha fica com microarranhões. Infelizmente também acho a bolha cara. Fora isso recomendo sem piscar a utilização da mesma.

Essa geleca funciona. Vi um prego de uns 6 cms sair do pneu e a geleca tapou o furo, o pneu perdeu umas 9 libras e parou de baixar. Rodei ainda quase uma semana e o pneu só baixou duas vezes. Para quem gosta de pegar estrada é só seguir o que manda o manual que não tem erro. Só acho que a quantidade recomendada no manual é muita, acredito que a metade do que pede já é suficiente.

AFASTADOR DE ALFORGE (Loja do Clube XT) - Nota 9
A capa de plástico que cobre o escape da XT é muito cara (aproximadamente R$500,00) e resolvi comprar o afastador de alforge do clube XT como uma proteção a mais para os escapes. Eu comprei os alforges da Gripho e na ocasião comprei junto os suportes da própria Gripho específico para os alforges. Ou seja, eu já tinha um afastador de alforge e mesmo assim comprei esse outro. Vale a pena. Ele funciona como uma proteção para todo o escape. É de metal e se prende ao próprio local que é preso os escapes. O afastador de alforge + protetor de mão (citado acima) + o protetor de motor (citado acima) CRIAM UMA BARREIRA para a XT em caso de queda, funcionam como "SLIDERS". Em uma queda que tive em um asfalto molhado só ralou um pouco a ponta do afastador. Lixei e pintei o mesmo e pronto, tá novo.

MINHAS IMPRESSÕES DA 660

Peso:
Andar com a XT na areia da praia é um pouco melhor por ser mais pesada, mas se o pneu atolar lascou. Junto com o peso maior da moto acrescente o peso dos acessórios que instalei mais a bota e roupa de cross e a XT vai parecer que pesa mais de 200 quilos. Se a criança tombar pro lado na areia... não tem jeito... já passei uns 7 segundos segurando a XT e foi impossível voltar com ela... tive de deixar ela deitar na areia, sai de cima e levantei a criança. Putz... que peso.

Altura:
Quanto a altura do solo... esse é um item que eu dou nota vermelha pra XT. Ela deveria ser mais alta. Junto com o protetor de cárter (item obrigatório de ser instalado) a XT fica baixa. Poderia ser mais alta essa altura do solo.

Guidão:
O guidão da 660 é mole. Levou uma queda besta, entortou... entorta fácil. Mais um item com nota vermelha. Recomendo um guidão de alumínio da WIRTZ ou PROTAPER. São tão caros quanto o original mas MUITO MELHORES.

Freio:
Ao freiar com mais vontade a XT sai de traseira. Acho que isso deveria ser estudado. Ela sai de traseira mais que a Falcon. Talvez pelo peso, não sei. Os freios são ótimos. Apertou... as pastilhas agarram nos discos. Mas essa saída de traseira...

Painel:
Com o tempo aprendemos a não precisar do contagiros. Mas que seria interessante ter lá o contagiros e um medidor de combustível isso com certeza faria uma diferençazinha.
A minibolha que acompanha a XT original é pequena, deveria ser maior, pelo menos para dar mais proteção para o painel.

Motor:
Como já disse a 66 vibra mais que a Falcon. Isso é fato. Providencie uma luva e no resto relaxe. É motor pra ir até até o fim do mundo. Ultrapassagem... piada... não se negocia... se ultrapassa e pronto. Na estrada, cinco, seis carros enfileirados... é só ligar a seta e girar um pouco o punho para a cavala sair dos 110 e chegar nos 130 fácil, em pouco segundos. SHOW!

É fato... as partes plásticas da XT arranham só de olhar. Essas partes plásticas brilhosas na cor preta são um espelho, mesmo o dono tendo cuidado e tratar com zelo vai rapidinho se arranhar. Nota vermelha pra esse quesito.
Os adesivos também deveriam ser melhor protegidos, deveria haver uma cobertura, um verniz sobre os adesivos para protegê-los. Mais uma nota vermelha.

Consumo:
Andando na cidade sem abusar a 660 esta fazendo 19kms/litro.
Na estrada cheguei a fazer 24,5kms/litro. Não tenho do que reclamar.
Só usei gasolina aditivada da BR e da Texaco.
Acho a autonomia da XT baixa, deveria ser maior. No máximo com um tanque se roda perto dos 250kms. Acho pouco, o tanque da XT deveria ser maior.

Velocidade:
Em um final de semana dei umas esticadas e cheguei a passar de 150 com a XT. E ainda tinha cabo/motor para andar mais. Para mim a 660 não é moto de velocidade, mas fico contente em saber que se eu precisar acelerar forte a cavala responde rápido e chega a tanto. O motor tem uma resposta rápida e bem agressiva fazendo com que a velocidade suba com muita facilidade.

Pneus:
Não gostei dos Metzeler que equipam a XT. Se possível recomendo a troca dos mesmos. Levei alguns sustos com derrapagens e não me sinto seguro com os originais.

Raios:
Os raios da XT estão com as cabeças enferrujadas. Isso a moto estando com 4 meses de uso. No caso da Falcon usei por mais de um ano e não lembro de ter visto a cabeça dos raios enferrujadas. Acho que isso deveria ser olhado com carinho pela Yamaha.

Atualizado em 19 de Fevereiro de 2009

Nesses últimos meses andei pouco na XT. Andei pensando em vendê-la para trocar em um carro e satisfazer a minha esposa mas no momento não vai ser possível. Então aos poucos estou andando com a XT. As vezes venho trabalhar de carro, as vezes de bike. Por isso ela só esta com 6600 kms. Quando ela fizer uns 7000 levarei para troca de óleo, filtro de óleo e outras checagens.

Das observações que já mencionei acima...

ACESSÓRIOS X QUALIDADE e PREÇO

TIRE SPREAD MOTOVISOR
Essa geleca funciona. MAS... pelo que pude notar ela "estraga" a câmara de ar/válvula. Não sei se o produto possui um prazo de validade após aplicado. Recomendo a utilização do produto caso a pessoa vá fazer uma viagem longa. Mas para se ficar "rodando" apenas na cidade é fácil se chegar a um borracheiro, acredito que essa medida preventiva ser desnecessária. Ou seja, não voltarei a usar o produto. "Rodemos" com o celular carregado e com o telefone dos amigos... e se for viajar não ir sozinho. Heheheheeee...

MINHAS IMPRESSÕES DA 660

As partes plásticas da XT arranham só de olhar. Cacilda.
Vou me planejar para neste semestre retirar todas as partes plásticas da XT, mandar pintar, protegendo os adesivos e no final passar um verniz em tudo para proteção, inclusive nos adesivos.

Pneus:
Não gostei dos Metzeler que equipam a XT. Comprei um par de Mitas E07 na Jarva Racing e recebi essa semana pelos correios, via PAC. Dianteiro 90-90/21 e Traseiro 140-80/17. Ou seja, o traseiro é um pouco mais largo que o original que é 130-80. O Mitas é mais "offroad" que o original e devo trocá-los hoje ou amanhã.

Raios:
Alguns raios da XT estão enferrujados. Vou comprar um jogo de raios inox da marca BACE (tel da Metalúrgica Bace 85-3236-6011). Liguei agora para eles. O raio de maior espessura fabricado por eles é de 3,5 mm. HOJE o equipamento deles não consegue fabricar mais grosso que isso MAS eles já começaram a comprar as peças para poderem fabricar um raio de espessura maior, ou seja, mais forte. A previsão é dentro de 3 meses já estarem produzindo. Já adiantando, andei pesquisando em lojas o valor desses raios da BACE para a XT e esta custando entre 160 e 190 reais (dianteiro + traseiro). Vou aguardar um pouco e quando eles estiverem produzindo o raio mais largo irei comprar e instalar na 66.

Radiador/Flúido:
O flúido de arrefecimento do radiador estava no mínimo, não notei o mesmo vazar, por isso não sei pra onde ele foi, como evaporou. Na Yamaha não havia do mesmo para compra, então comprei um similar (orgânico) e fiz a troca do mesmo. Retirei todo o flúido que veio com a XT e coloquei do novo. Comprei dele concentrado e precisei diluir em partes iguais com água destilada. Fiz no final do ano passado e o nível do flúido esta o mesmo. E ainda me sobrou uma boa quantidade para ir completando o flúido caso ele baixe. Achei melhor trocar todo o flúido pois não teria como confirmar se o que eu comprei é da mesma marca do que vem na XT.

Parafusos
Troquei diversos parafusos e presilhas originais da XT por parafusos de inox.
Gastei uns 120 reais e até agora foram substituídos por parafuso em inox, com cabeça alen, com arruela de inox e arruela de borracha, todos os parafusos da: bolha motovisor; troquei as 4 presilhas de plástico das carenagens do tanque; protetor de motor; protetor de cárter; protetor de escape (afastador de alforge); abas (carenagens) laterais; bagageiro; e rabeta. Recomendo pois além de não enferrujarem dão uma beleza na moto.

ps: Existem alguns tópicos no fórum onde detalho mais algum item que citei acima, como por exemplo, tem um tópico falando e mostrando os parafusos que troquei na XT. Fica aqui o aviso (caso seja de interesse) de procurar por mais informações em outros tópicos.

Atualizado em 25 de Fevereiro de 2009

MODIFICAÇÕES (MODS)

Tomada de 12 volts

Instalei na 66 uma "tomada de 12v", na verdade um acendedor de cigarro de carro, para ligar o GPS direto na bateria da moto. Assim é só conectar o cabo do GPS na tomada e ter o aparelho funcionando o tempo todo. Por precaução instalei um fusível na ligação. Basicamente utilizei um acendedor de cigarros desses comuns de carro, um pedaço de cano de pvc, 2 fios, 1 fusível, porta fusível, fita isolante, ferro de solda e 2 conectores para ligar na bateria.
Gastei uns 50 reais e mais nada.

Foto de como ficou o cano, com o acendedor de cigarro dentro, e a tampa com os fios saindo pelo orifício que fiz com uma furadeira. O acendedor ficou isolado dentro do cano, e de tamanho reduzido
Imagem

Foto de como ficou o porta fusível (com o fusível dentro) no meio do cabo que faz a ligação na bateria
Imagem

Foto do cabo do GPS em "forma de acendedor" chegando até a traseira da moto, com imagem da rabeta da moto (onde carrego uma bolsa para a rabeta cheia de ferramentas e coisinhas extras, flanela, tubo de óleo bardahl, pincel etc.).
Imagem

CUIDADOS COM A MOTOCICLETA

Já que tenho relatado minhas impressões sobre a XT, resolvi falar um pouco sobre limpeza e cuidados que tenho tido com a mesma. Então vou fazer um resumo de como faço a limpeza (lavagem) da 66.

1- Antes de iniciar a limpeza

Há algum tempo providenciei para que os conectores/sensores da 66 fosse vedados com silicone para não entrar água ou poeira/areia. Recomendo aos donos de motos trail que vez por outra andam em terrenos diferentes do "asfalto seco" que façam o mesmo. É barato, um tubo de silicone custa menos de 10 reais e dá para aplicar em duas XTs. Veja no detalhe a quantidade de poeira embaixo do banco depois de um passeio offroad.

Foto de um conector que fica embaixo do banco vedado com silicone
Imagem

Antes de iniciar a limpeza sempre vedo o bocal dos escapes para não entrar água nos mesmos. Fiz com pedaços do cano que sobrou da "tomada de 12volts" instalada na bateria. (Ver acima)
Basicamente cortei dois pedaços de cano de pvc (uns 7 cms cada) e comprei a tal "tampa" para fechar um dos lados dos canos. Só isso. O cano cabe certinho na ponteira dos escapes.

Foto de como ficam as ponteiras dos escapes com o cano vedando
Imagem

Outra atividade que faço é retirar todas as partes plásticas. Desmonto a XT e separo as partes plásticas para serem lavadas depois de já ter lavado a 66.

Foto da XT desmontada
Imagem

Partes separadas para serem lavadas
Imagem

E coloco a XT no cavalete para ela ficar bem na vertical e liberar a corrente/roda para melhor limpeza e lubrificação.

2- Material/Produtos utilizados na limpeza

Foto dos produtos básicos que são utilizados para limpeza
Imagem

3- Limpando a XT

Antes de mais nada, não utilizem essas máquinas WAP para lavar a moto!!! Principalmente na corrente!!! Quem avisa amigo é.
Note... deixo separado algumas flanelas limpas mas as utilizo basicamente para secar, não uso flanela para lavar a XT.
Para limpar a XT faço uso: de um (ou dois) pincel; uma escova de dentes; uma esponja grande bem macia específica para limpeza de carros/motos; uma esponja menor dessas comum de cozinha; uma escova grande dessas comum de lavandeira; estopa.
Vamos lá, com a 66 depenada (hehehehee) faço uso de um pincel de tamanho médio, para limpar as partes escondidas/de difícil acesso, molho com água e coloco detergente neutro nas cerdas do pincel. Deixando a mangueira saindo apenas um pequeno filete de água vou lavando as partes delicadas e de difícil acesso. Com essa operação consigo tirar a areia/poeira de todas as partes que ficam embaixo do bando, atrás da carenagem do farol, embaixo do tanque e outros locais. Consigo limpar inclusive os conectores e fios/sistema elétrico da XT que óbvio esta protegido. Uma vez que a parte delicada já esta limpa, encosto o pincel e utilizo a esponja macia para as partes maiores como tanque, painel, espelhos, farol, paralama dianteiro (parte superior), paralama traseiro, lanterna traseira e outras partes. Essa mesma esponja macia será utilizada para lavar as carenagens que estão separadas. Sempre utilizando a mangueira com pouca água acompanhando de muito sabão neutro.
Uma vez que terminamos as partes superiores e delicadas vamos nos aproximando da limpeza mais pesada. Nos falta lavar todo o sistema "roda + bengalas" dianteiras, depois motor e por fim todo o sistema da roda traseira + corrente.
Começo pela parte dianteira... com a segunda esponja (a de cozinha) lavo a outra metade (parte baixa) do paralama dianteiro. Aproveito para lavar a parte de baixo da parte mais alta do paralama dianteiro, e depois as bengalas.
Utilizo outro pincel (um menor) para limpar o cubo dianteiro. Faço uso do pincel molhado com querosene. Assim removo as sujeiras do cubo mas com muito cuidado para não cair querosene no disco e sistema de freio. Depois do cubo e partes próximas limpas vou para o resto da roda.
Utilizo a escova grande para lavar as laterais do pneu (a borracha lateral do pneu). A borracha do pneu é preta e o que as pessoas costumam fazer é não lavar o pneu e sim passar aqueles produtos do tipo "pneu pretinho". Não faço isso. Eu lavo o pneu e pronto. Depois de lavar o pneu vamos utilizar novamente a esponja (a de cozinha) para lavar o aro e raios da XT. Sempre utilizando a parte macia da esponja de cozinha. Nada de utilizar o lado áspero (verde) da esponja. Com a parte mais áspero da esponja de cozinha (verde) limpo os discos de freio. Ambos os lados. Somente uso essa parte para os discos de freio. Já falei da mangueira com um filete de água e muito sabão né. Pois é, beleza então.
Terminamo a parte dianteira. Já que estamos sentados no chão molhado é só chegar pro lado e lavar o motor. Normalmente eu lavo primeiro a parte direita, ou seja, o lado da moto contrário ao da corrente. Depois passo para o lado esquerdo, da corrente. Com a esponja de cozinha lavo os protetores e motor. Não tem muito o que dizer. Pronto motor limpo. Vamos para a parte mais "suja". (Heheheheheee)
Antes de começar a lavar a corrente e pneu traseiro vou remover a capa do pinhão. É só utilizar uma chave alen e retiro ele fora. Antes de lavar a capa e guia da corrente procuro remover o excesso de sujeira com uma(s) folha(s) de jornal velho. Pra só depois lavar a capa e guia com querosene e depois sabão.
Agora é a hora que de pode aumentar a quantidade de água na mangueira. Mas não muito. Não é nenhum incêndio. Aumento a água mas deixo meio esguicho, ou seja, sentre o modo "chuveiro" e o modo "tiro". Assim limpo o grosso da sujeira do pinhão com o esguicho e depois com o pincel e escova de dentes encharcado com querosene retiro o restante da sujeira. Desse ponto é só passar para a limpeza da corrente em si da mesma forma como fiz com o pinhão. Jogo água na corrente para tirar o excesso da sujeira (sujeira maior, mais fácil de sair). Com a escova de dentes encharcada de querosene vou limpando a corrente. A moto esta com o cavalete levantando a traseira assim não tenho trabalho, é só girar um pouco a roda e ir limpando a corrente sem sair do meu canto. Corrente limpa, vou limpar a capa da corrente. Uma vez que todo o óleo/graxa/piche/sujeira já saiu da corrente começo a lavar a corrente com sabão neutro. Em todos os locais que utilizei o querosene para limpeza volto a lavar com sabão neutro para retirar o querosene e resto da sujeira que pode ter ficado.
Em seguida começo a limpar o cubo da roda traseira e coroa com a mesma escova de dentes e com o pincel ambos com querosene. Ao final terei todo o conjunto pinhão + corrente + coroa limpos e sem óleo/graxa/piche/sujeira. Jogando muita água nessas partes para remover a sujeira que o querosene "amoleceu". E passar sabão neutro em tudo.
Agora que a limpeza pesada terminou volto para a esponja. Pego a esponha de cozinha e limpo toda a parte de baixo "do banco" e parte de dentro (baixo) do paralama traseiro. Sempre jogando muita água quando termino. Agora vamos repetir na roda traseira o mesmo processo de limpeza que foi feito na roda dianteira. Com a escova grande vamos lavar a lateral do pneu e com a esponha de cozinha lavar (com a parte macia) o aro e raios. Com a parte mais grossa da esponja de cozinha limpo os discos de freio. Ambos os lados.
Pronto ao final a XT tá toda lavada, a propósito lavo na sombra. Para secar utilizo uma ou duas flanelas de algodão. Secando tudo mas sem esfregar com força. Nas partes de vidro e espelhos utilizo papel higiênico para secar. Retiro a XT do cavalete e deito ela para o lado esquerdo e seguro um pouco apoiado na perna, após uns 30 segundos faço a mesma coisa para o outro lado. Assim se tiver alguma parte de água isolada em "conchas" ela derrama com o balançar. Volto a colocar a XT no cavalete.

4- "Polimento" e detalhes

Com a XT seca e as partes plásticas lavadas (e secas) começo o processo de montagem. Ao terminar vou para o "polimento", que na verdade não é nada de mais, nem faço uso de cera de polir. Na verdade utilizo estoja e um lustra móveis nas partes plásticas da XT. Com um pequeno pedaço de estoja espalho o lustra móvel na peça. Quando o mesmo seca, um minuto depois, utilizo uma flanela nova/limpa para dar o brilho na peça.
A propósito tenho flanelas específicas para dar brilho e outras flanelas específicas para secar a moto. Não misturo.
Após terminar o "polimento" vou para os detalhes. Por exemplo com papel higiênico seco os contatos das chaves, checo os retrovisores se ainda tem água etc. Sem pressa.

5- Lubrificar a corrente e outros itens

Pessoal eu já usei muitas coisas para lubrificar a corrente das moto que já possui, mas desde quando recebi a 66 só tenho usado na corrente o lubrificante em spray da REPSOL. A Mobil também tem um mas custa o triplo do preço. E desde que decidi usar esse spray da REPSOL não sei mais o que é sujeira na roda, cubo, quadro, etc. Além de ser muito fácil a aplicação. Faço uso de um cavalete para suspender a traseira da moto. Facilita muito e é uma grande ajuda sempre que preciso fazer algum trabalho no local.
Com a corrente lavada e seca, basta girar lentamente a roda e ir aplicando o lubrificante em spray na corrente. Normalmente por precaução coloco uma folha de jornal no chão para não deixar o excesso sujar o chão. Após 15 mins o produto seca e cria uma camada de proteção na corrente. Aplico sempre que lavo a moto ou a cada 300~400 kms. Aqui em Fortaleza não tem desse spray da Repsol por isso eu comprei 10 latas grandes em SP e até agora usei a metade delas.

Foto do cavalete levantando a traseira da 66 para aplicação do lubrificante na corrente
Imagem

Também uso lubrificante em spray SUPER LUB (ou WHITE LUB) em outras partes da moto, normalmente lubrifico todo o motor, parafusos, e partes embaixo do tanque e das carenagens.
E um pouco de spray do tipo "Limpa Contato" nos contatos do guidão e chaves.
Uso sem pena e sem pressa, assim fico com a 66 bem tratada.

Considerações sobre os cuidados com a motocicleta

1: Até hoje só mandei lavar a XT fora por 2 ou 3 vezes. Por algum motivo não podia lavar a mesma e terminei mandando lavar. Paguei 10 reais e confesso que não vale a pena... fazer isso em casa, ouvindo uma boa música é uma atividade relaxante.

2: Faço tudo isso normalmente no sábado ou domingo, o dia que fiz mais rápido levou 3 horas, normalmente leva 4~5 horas, e o dia que levou mais tempo levou dois dias inteiros. Foi em janeiro/2009 quando voltamos de JERI, era muita coisa pra limpar.

3: E não tenho receio de fazer tudo isso e durante a semana andar e sujar a mesma. Sem essa de ter pena da moto, tem de saber usar e de saber cuidar.

4: Eu toda semana calibrava os pneus da 66, mas esse mês eu calibrei (totalmente) os pneus com nitrogênio e recomendam fazer esse processo de calibragem a cada dois meses mas irei fazer todo mês. O ar normal nos pneus ao aquecer se expande aumentando assim a pressão (psi) dentro da câmara, com o nitrogênio o ponto de expansão não é como no ar comum assim ao aquecer a pressão dentro da câmara não vai aumentar. Com o ar comum com o calor pode se chegar ter um aumento de até 8 psi, ou seja, um pneu calibrado com 28psi passa para 36psi, muito acima do recomendado pelo fabricante.

5: A cada 3000kms levo a XT pra revisão, troco óleo e filtro de óleo. Não me custa caro e na minha opinião vale a pena. Como levo 4 meses para fazer essa quilometragem não pesa no meu orçamento. Costumo comprar o óleo (3 litros) no mês anterior a revisão, fora da Yamaha pois lá é mais caro.

6: Gasolina só aditivada e de posto confiável, normalmente Texaco superaditivada (a de maior octanagem da Texaco) ou Petrobrás premium. Infelizmente a Podium da Petrobrás é muito cara, em um tanque a diferença é de 12 REAIS. (R$31 Texaco x R$43 BR)

Atualizado em 21 de Dezembro de 2009

Em Setembro viajamos para a Chapada Diamantina, na Bahia, e após o retorno da viagem (7 de setembro) passei aproximadamente 3 meses sem rodar na XT. Atualmente ela se encontra com 13990kms. Nesse período aproveitei para mandar tirar todos os riscados dos plásticos. Não foi barato, mas ficou ótimo. Pensei em colocar vinil nos plásticos "pós-pintura-verniz" mas fui convencido pelo funcionário de uma empresa de sinalização a não colocar pois não ficaria bom e corre-se o risco do mesmo descolar nos víncos dos plásticos. Procurei pelo produto Antichip da 3M mas esta custando em média 250 reais o metro... caro demais. Aproveitei também para trocar os raios da XT (que eram originais e estavam enferrujados) por novos de inox da marca BACE. Ficou bonito pacas. Bem melhor que os originais. Também dei uma lixada nas pastilhas de freio, ainda não estão nem na meia vida. Lavei umas 3 vezes a XT para tirar toda a poeira que estava grudada da viagem a Chapada. Dei uma geral no kit e ainda dá para rodar pelo menos outros 15mil kms. Por fim, neste fim de semana coloquei tudo de volta, remontei a XT e fiquei muito surpreso em ver que mesmo após tanto tempo parada bastou girar a chave, tocar no botão de ignição e voilá... motorzão ligado e roncando de novo. Nem parece que ficou parado tanto tempo. Muito Show! Após a viagem (aproximadamente 3600 kms de estrada) cheguei a algumas conclusões...

MINHAS IMPRESSÕES DA 660

Alforges:
Para quem viaja com garupa é uma excelente opção. Utilizando junto com um afastador de alforge fica ideal pois não balança e fica bem armado sem contar que aumenta consideravelmente o volume de coisas que se pode levar em uma viagem. Mas para quem viaja sozinho, foi meu caso, não vale a pena. Por que digo isso? Com garupa somos "forçados" a "forçar" menos o motor, ou seja, diminuímos a velocidade de na estrada, assim diminui o arrasto causado pelos alforges. A XT fica mais larga com eles e perde-se aerodinâmica. Para quem viaja com garupa a até 120km/hr beleza. Mas rodar a 140km/hr é um problema pois aumenta ainda mais o consumo e o conjunto balança mais. Como a patroa já disse que nunca mais vai andar de moto e esta fazendo tudo para eu vender a XT tomei a decisão de vender os alforges e afastadores.

Bolha alta:
Mesma situação dos alforges. Realmente ela diminui o efeito vento-no-peito mas ela também aumenta o arrasto do ar e em altas velocidades além de reduzir a velocidade final aumenta o consumo. Para quem roda só na cidade e na casa dos 100~110km/hr é uma boa mas acima dos 120 a coisa começa a complicar.

Pneus:
Viajei com um pneu 50-50 e notamos uma diminuição na capacidade de frenagem desse tipo de pneu, e na estrada perder a capacidade de parar é um problema. O ideal seria ter viajado com um pneu "normal" tipo 80-20 ou 70-30, pois com mais aderência pode-se ficar mais tranquilo nas curvas e freiadas. Então cheguei a conclusão que terei dois tipos de pneus para a XT: um casal 70-30 (para o asfalto/cidade/dia-a-dia) e um casal 30-70 (para o offroad/praia/final de semana).

Imagem
Na estrada... saindo do Ceará em direção a Chapada Diamantina, na Bahia.

Por fim... a XT é pau pra toda obra... rodamos bastante... ora velozes... ora mais lento... em todo tipo de terreno... e o motor o tempo todo tinha resposta na hora. Muito bom. O consumo na estrada não foi diferente do consumo na cidade. Na casa dos 19 kms/litro. Óbvio que quando rodamos mais rápido o consumo subia também. Realmente a XT é um motão e uma boa escolha pra todas as horas do dia. Abração.

MODIFICAÇÕES (MODS)

Placa

Na viagem para a Bahia a placa de um amigo simplesmente rachou e caiu. Por sorte outros vinham atrás e pegaram a placa. Por rodarmos em terrenos ruins a rabeta da XT balança muito e termina quebrando a área onde a placa é presa. Notei que a minha rachou nas 2 laterais (extremidades) e para não agravar o problema resolvi prender melhor a placa. Então em casa fiz uma arte: tirei a placa; fiz um pequeno furo com uma broca (máquina) na placa e na rabeta; substitui os parafusos originais e prendi a placa com parafusos em inox com cabeça allen, e além dos parafusos novos e maiores utilizei arruelas de metal e de borracha. Pronto a placa tá presa e não balança nada. Pode ter um terremoto. Uma solução bem simples. Taí a foto de como ficou.

Imagem

Lateral

Agora indo mais para o lado estético também fiz uma pequena mudança na placa lateral que fica próximo ao local onde os apoiamos os pés (pedaleiras). Mandei pintar as placas dos dois lados de uma cor semelhante a cor do motor da XT. Mudei da cor de metal (prata) para uma cor mais escura (cinza chumbo) e na minha opinião ficou mais harmônico o conjunto. Taí a foto de como ficou.

Imagem

Mais considerações sobre os cuidados com a motocicleta

1: Durante toda a viagem tive o cuidado de (em média a cada 500~600kms) lubrificar a corrente com o produto da Repsol específico para correntes.

2: Na estrada tivemos a surpresa de encher o tanque com uma gasolina batizada o que nos deixou sem gasolina na estrada, resolvemos o problema em pouco tempo e continuamos a viagem mas ficou o aprendizado de tomar cuidado de abastecer em postos grandes e sempre que possível.

3: Ao invés de continuar fazendo a troca de óleo a cada 3000kms resolvi passar para 5000kms, então daqui a mil kms levo a XT pra troca de óleo dos 15mil.

Atualizado em 29 de Dezembro de 2009

Semana passada aproveitei para limpar duas coisas na XT que nunca havia tentado até então e aproveito para relatar aqui.

CUIDADOS COM A MOTOCICLETA

Voltando a falar sobre os cuidados com a 66, mais precisamente a limpeza de duas coisinhas que "sempre" ficam deixadas de lado:

1- Limpeza do escapamento (curvas/cano)

Eu tava querendo limpar as curvas dos escapes da XT e não sabia como. Então peguei sabão neutro (líquido) e uma esponja velha (de cozinha mesmo) e comecei a esfregar nas curvas, sem fazer muita força. Fiz uma vez, limpei a esponja com água corrente, coloquei mais sabão na esponja e voltei a esfregar. Repeti novamente o processo umas 8 vezes para cada curva/cano do escapamento. Ao final as curvas melhoraram 90%. Com paciência, sem fazer muita força, várias vezes, ao final... voltaram a ficar com a cor de novos. Quase toda a ferrugem, aquele aspecto de cano velho foi embora após esse processo. Fica ae a dica.

2- Limpeza do protetor de punho ("alma" de alumínio)

Pela primeira vez eu resolvi dar um trato no protetor de punho. Removi as partes plásticas para um "polimento", aproveitei e removi a "alma" de alumínio do guidão. Peguei uma latinha de BRASSO (pode ser também KAOL ou qualquer outro produto semelhante) e uma flanela velha. Cortei a flanela em pedaços menores para facilitar o uso. Molhei a flanela com o produto e comecei a esfregar o alumínio. Várias vezes. Depois peguei um pedaço de flanela limpo e comecei a remover o produto/sujeira que ficou no metal. Caraca ficou brilhando. Mais do que quando comprei os protetores. Deu outra vida. Poli as "almas", as peças pequenas e até os parafusos. Depois de uma hora de trabalho ficou show! Fica ae a dica.
Editado pela última vez por Glauber em 30 Dez 2009, 09:21, em um total de 26 vezes.

Robson Jaborá/SC
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SC
Contato:

20 Ago 2008, 09:41  

Caracaaaaa Graube...
Terei que ler isso com tempo... :D/ :D/ :D/
Robson G. Parisoto.

Texas
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: PR
Contato:

20 Ago 2008, 10:06  

8-) Muito bommm ... demorei pra ler mas valeu a pena ... PArábensssssss :D/

RAFAEL ATAIDE
Falador
Falador
Moto:: BMW - G 650 GS
País: BRASIL
Contato:

20 Ago 2008, 10:59  

Mas detalhes que isso é impossível!!!

Parabéns Glauber!!
[center]Imagem[/center]

rafaelfleming
Matraca
Matraca
Moto:: KTM - KTM 660 LC4
Estado: SP

20 Ago 2008, 11:21  

Relato longo, mas super bacana...

Obrigado pelas informações e parabens pela motoca...!!!

A minha esta a caminho...basta eu ter sorte no consórcio...hehehe...

Abração

Muca22
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: KTM - KTM 950 LC8
Estado: AC
País: EUA

20 Ago 2008, 12:58  

Nada como estar apaixonado pela negona :smt057 :smt055 :smt055 :smt054 :smt054

Parabéns =D> =D> e muitos kms com segurança :-! :-!

Muca
Imagem

#Perez#
Falador
Falador
Moto:: Não tem o modelo no perfil
Estado: MG
Contato:

20 Ago 2008, 13:32  

Grande Glauber...

Caraca... a minha tá muito parecida com a sua...

Apenas poucos acessórios estão diferentes....

Olha aí a foto da minha depois do encontro em Tiradentes mês passado, carregada e pronta para ir pra casa.....

Imagem

Imagem
#Perez# antigo Delega-Poços de Caldas x Piumhi/MG
Imagem
"Oh, quão bom é ver os Irmãos levantando a poeira do chão..."
Antes: Falcon Vermelha 2000
Atual: Xt 660r Preta 2008
Prestes a entrar numa CRF 230 2009...

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

20 Ago 2008, 20:41  

Valeu pessoal, acabei de postar a parte que tava faltando (ACESSORIOS x QUALIDADE) e atualizei o tópico. Espero que curtam e seja de ajuda para a turma que ainda não anda de XT.
:-! :-! :-! :-! :-! :-!

Delega só em sua 660 ser preta isso já demonstra o seu bom gosto.
:-! :-! :-! :-! :-! :-!

MARCÃO 18
Zelador
Zelador
Moto:: Triumph - Tiger 1050
Estado: SP

21 Ago 2008, 03:42  

Parabéns, tu agora é feliz.

Brilhante o seu relato. :-!
"Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente"

MARCÃO DA XT
Matraca
Matraca
Moto:: KTM - KTM 950 LC8
Estado: MG

21 Ago 2008, 08:08  

Caraca...!!!
Parece até matéria de revista especializada :-D :-D :-D
Mas, muito bom o seu relato. :-!
Se o cara tiver uma leve tendência a comprar uma XTR e ler este seu relato, ele compra sem pestanejar. Valeu. Cada dia estou mais convicto sobre a compra da XT.
O que tá faltando mesmo, é o tempo($$$$) #:-( #:-( #:-(

MANDIBULA DE AÇO
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: BMW - F 800 GS
Estado: RN

21 Ago 2008, 18:36  

amigo parabens pela sua conquista. a moto é realmente show. é um sonho de consumo para muitos que andam de xt. espero que vc possa viajar bastante com ela, curtindo todo o desempenho desse motor. acho que só a presença da xt660 já dispensa qualquer duvida quanto a capacidade que essa moto é capaz de trazer em relação a satisfação de possui-la. parabens mais uma vez. um abraço.

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

25 Set 2008, 16:05  

Atualizado em 25.09.2008

Levei um tombo besta e entortei o guidão da 660. Comprei um de alumínio, bem mais resistente, e por coincidência ele é um pouco mais alto que o original da 660. Muito bom. Comprei um da mesma espessura do original assim no precisei de adaptadores nem de alterar as peças do guidão, só não coloquei os pesos.

O consumo da 660 está sendo 22kms/litro. Excelente!

Há três dias levei a 660 para a revisão dos 1000 kms.
Basicamente gastei 35 reais com um filtro de óleo original + 27 reais com 3 litros de óleo Texaco Havoline API SL (igual ao YAMALUBE). Ou seja, a revisão sairia por míseros 62,00 reais, mas aproveitei para colocar junto com o óleo um frasco (200ml) de MILITEC. Foi regulado o CO e a marcha lenta, a 660 ficou um pouco mais "silenciosa/macia" (se é que é possível).
Tenho de me acostumar a não levar muito tempo passando a marcha pois nessa hora em que ela fica em "ponto morto" sem aceleração as vezes ela apaga. Mas nada de mais. O consumo dela já deu uma melhorada, o primeiro tanque rendeu 14kms/litro e o último rendeu 22kms/litro. Muito bom pois eu tinha uma Falcon que tinha o mesmo consumo (22kms/litro). Segundo o manual só deveria fazer a segunda revisão (troca de óleo, filtro, etc.) com 10mil kms mas ficarei fazendo as trocas de óleo a cada 3mil e a troca do filtro a cada 6mil kms. Vou providenciar o isolamento dos conectores/contatos e partes expostas da 660 para não ter problemas quando quiser passar com ela por dentro de rios, praia, etc.
É isso. Quando tiver notícias posto aqui. Valeu!!!

Fabio Cop
Moita
Moita
Estado: SC
Contato:

29 Out 2008, 14:13  

Cara, parabéns.

Show de bola o seu relatos sobre a XT. Eu atualmente tenho um falcon, por isso foi de grande importância essa comparação q vc fez.
Estava analizando a possibilidade em pegar uma XT, bicho depois de ler o texto q vc escreveu, c restava alguma dúvida ela foi embora. Como o Marcão disse parece até matéria de revista especializada.

Parabéns novamente.

P.S. naum vejo a hora de estar com a minha.

Abraço.

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

29 Out 2008, 14:22  

Valeu Fabio Cop, e bem vindo ao Clube. Grande abraço. :-! :-! :-! :-! :-!

Erick-RO
Zelador
Zelador
Moto:: BMW - R 1250 GS
Estado: RO

09 Dez 2008, 14:44  

glauber..... cara to ta disperdiçado.... se as revistas especializadas te acharem vc vai é fazer teste de km rodados nas motos... li tudo e ta igual aquelas materias da revista duas rodas q os caras rodavam e depois desmontavam as motos .....lembram....
valeu....
a minha esta com 743 km rodados .... e é igual a sua....nergra 100%... cologuei só um bau givi no bagageirro e faço igual ao delega amaro as coisas... legal...
Mais uma vez.... Parabens....
Abraço....
Erick... :-!
Editado pela última vez por Erick-RO em 25 Jan 2009, 12:52, em um total de 1 vez.

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

09 Dez 2008, 15:42  

Valeu Erick-RO, e parabéns pela CAVALA!!!

Agora com 4000 kms rodados vou voltar a escrever aqui e dizer minhas "novas" impressões sobre a XT.

=D> =D> =D> =D> =D>

Rikardo&Rosangela
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Estado: RJ
Contato:

11 Dez 2008, 19:25  

Valeu Glauber,
Relato bem interessante, tenho uma negona dessa, muito boa.
Gostaria de fazer uma colocação, ela só trava o guidão quando a roda esta para o lado esquerdo, cuidado quando o fizer, pois, se vc virar totalmente a chave para a esquerda, vai acender a luz de estacionamento, durante o dia, as vezes vc não percebe. Aconteceu comigo, pois fiz isso e a moto ficou parada durante treis dias, a bateria ficou zerada.
Grande abraço.
Rikardo

Erick-RO
Zelador
Zelador

15 Dez 2008, 14:22  

Glauber escreveu:Valeu Erick-RO, e parabéns pela CAVALA!!!

Agora com 4000 kms rodados vou voltar a escrever aqui e dizer minhas "novas" impressões sobre a XT.

=D> =D> =D> =D> =D>

Valeu...Glauber...

Este fds, inventei de pegar estrada com a patroa.... foi só chuva... pense em dois muito molhados...
abraços...
Erick..
Editado pela última vez por Erick-RO em 25 Jan 2009, 12:54, em um total de 1 vez.

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

16 Dez 2008, 17:43  

Alguns meses... e quilometros depois...

Hoje, a XT está com 5300 quilometros. Rodei a grande maioria do tempo na cidade, trânsito urbano mesmo, asfalto ruim, carros, uma média de 25 kms por dia. Acredito que eu tenha embasamento para concordar (ou discordar) de alguma colocação que eu possa ter escrito sobre a XT. Deixo aqui meu relato para que possa servir para algum colega que tenha vontade de adquirir uma 660.
O que mudou na moto desde que comprei a XT e postei as fotos e as minhas primeiras impressões: instalei um afastador de alforje, que na verdade trabalha mais como um protetor para os escapes. Então essa é a única novidade grande testada desde aquela época.

Das observações que já mencionei sobre os acessórios...

ACESSÓRIOS X CUSTO

(Antigos)
CAVALETE RONCAR PRETO - Terminei vendendo pois achei que a moto já era baixa o bastante. No lugar dele comprei um cavalete de balança utilizado por motos speed para levantar a roda traseira da moto.
ALARME DUOBLOCK G4 - Terminei vendendo pois me recomendaram não instalar alarme na XT, visto que na mesma tudo é eletrônico.

(Novos)
Adquiri recentemente e esta instalado na moto
AFASTADOR DE ALFORGE (Loja do Clube XT) - R$ 85,00

Comprei e ainda não usei (não instalei) na XT
MALA TANQUE GRIPHO
ALFORGES GRIPHO
SUPORTE PARA ALFORGES GRIPHO
VELA NGK IRIDIUM - R$ 55,00
CABO IBOOSTER F1 - R$ 175,00

ACESSÓRIOS X QUALIDADE e CUSTO

PROTETOR DE MAO COM ALMA CIRCUIT PRETO - Nota atualizada: 10 (aumentou)
Recomendo como item obrigatório, não importa a marca, mas recomendo veementemente um protetor de punho com alma de alumínio. Não de ouvidos para esses tolos que dizem que é perigoso pois pode quebrar ou amassar e prender a mão do piloto. Mentira! Nem fud*** a alma de alumínio vai amassar para prender os dedos do piloto. Essa alma de alumínio passou por duas ou três provações comigo e passou com louvor. Se não fosse ela tinha detonado o punho do guidão, manete etc. em duas quedas que tive com a moto.

PROTETOR DE MOTOR MANIVELA PRETO
Recomendo como item obrigatório. O protetor de motor na XT funciona como um slider para a lateral da moto. O protetor de mão (citado acima) + o protetor de motor + afastador de alforge CRIAM UMA BARREIRA para a XT em caso de queda, funcionam como "SLIDERS". Em uma queda que tive em um asfalto molhado há 50kms/hora nada aconteceu com a XT. Nenhum arranhão ou problema com a carenagem e plásticos. Tudo perfeito.

BOLHA MOTOVISOR FUMÊ - Nota atualizada: 9 (baixou)
Muitos dizem que a bolha é ruim pois faz a frente balançar. Mentira! Muitos falam que aumenta a quantidade de vento no capacete. Mentira! Passei duas semanas rodando na XT sem a bolha, tanto na cidade quanto na estrada, rodando a mais de 100/hr. A ausência da bolha AUMENTOU a quantidade de vento no peito e no CAPACETE! Rodei com a XT a mais de 150km/hr com a bolha e a moto não perdeu a frente. A XT chegou a ficar balançando com a frente em uma ocasião rodando a 120km/hr mas não foi por causa da bolha, pode ter sido por causa do asfalto ou vento lateral ou outro motivo mas não foi por causa da bolha. Tanto que minutos/hora depois passei dos 150 na XT com a bolha. O ruim é que a bolha arranha fácil. Qualquer queda ou algo mais a bolha fica com microarranhões. Infelizmente também acho a bolha cara. Fora isso recomendo sem piscar a utilização da mesma.

Essa geleca funciona. Vi um prego de uns 6 cms sair do pneu e a geleca tapou o furo, o pneu perdeu umas 9 libras e parou de baixar. Rodei ainda quase uma semana e o pneu só baixou duas vezes. Para quem gosta de pegar estrada é só seguir o que manda o manual que não tem erro. Só acho que a quantidade recomendada no manual é muita, acredito que a metade do que pede já é suficiente.

AFASTADOR DE ALFORGE (Loja do Clube XT) - Nota 9
A capa de plástico que cobre o escape da XT é muito cara (aproximadamente R$500,00) e resolvi comprar o afastador de alforge do clube XT como uma proteção a mais para os escapes. Eu comprei os alforges da Gripho e na ocasião comprei junto os suportes da própria Gripho específico para os alforges. Ou seja, eu já tinha um afastador de alforge e mesmo assim comprei esse outro. Vale a pena. Ele funciona como uma proteção para todo o escape. É de metal e se prende ao próprio local que é preso os escapes. O afastador de alforge + protetor de mão (citado acima) + o protetor de motor (citado acima) CRIAM UMA BARREIRA para a XT em caso de queda, funcionam como "SLIDERS". Em uma queda que tive em um asfalto molhado só ralou um pouco a ponta do afastador. Lixei e pintei o mesmo e pronto, tá novo.

MINHAS IMPRESSÕES

Peso:
Andar com a XT na areia da praia é um pouco melhor por ser mais pesada, mas se o pneu atolar lascou. Junto com o peso maior da moto acrescente o peso dos acessórios que instalei mais a bota e roupa de cross e a XT vai parecer que pesa mais de 200 quilos. Se a criança tombar pro lado na areia... não tem jeito... já passei uns 7 segundos segurando a XT e foi impossível voltar com ela... tive de deixar ela deitar na areia, sai de cima e levantei a criança. Putz... que peso.

Altura:
Quanto a altura do solo... esse é um item que eu dou nota vermelha pra XT. Ela deveria ser mais alta. Junto com o protetor de cárter (item obrigatório de ser instalado) a XT fica baixa. Poderia ser mais alta essa altura do solo.

Guidão:
O guidão da 660 é mole. Levou uma queda besta, entortou... entorta fácil. Mais um item com nota vermelha. Recomendo um guidão de alumínio da WIRTZ ou PROTAPER. São tão caros quanto o original mas MUITO MELHORES.

Freio:
Ao freiar com mais vontade a XT sai de traseira. Acho que isso deveria ser estudado. Ela sai de traseira mais que a Falcon. Talvez pelo peso, não sei. Os freios são ótimos. Apertou... as pastilhas agarram nos discos. Mas essa saída de traseira...

Painel:
Com o tempo aprendemos a não precisar do contagiros. Mas que seria interessante ter lá o contagiros e um medidor de combustível isso com certeza faria uma diferençazinha.
A minibolha que acompanha a XT original é pequena, deveria ser maior, pelo menos para dar mais proteção para o painel.

Motor:
Como já disse a 66 vibra mais que a Falcon. Isso é fato. Providencie uma luva e no resto relaxe. É motor pra ir até até o fim do mundo. Ultrapassagem... piada... não se negocia... se ultrapassa e pronto. Na estrada, cinco, seis carros enfileirados... é só ligar a seta e girar um pouco o punho para a cavala sair dos 110 e chegar nos 130 fácil, em pouco segundos. SHOW!

É fato... as partes plásticas da XT arranham só de olhar. Essas partes plásticas brilhosas na cor preta são um espelho, mesmo o dono tendo cuidado e tratar com zelo vai rapidinho se arranhar. Nota vermelha pra esse quesito.
Os adesivos também deveriam ser melhor protegidos, deveria haver uma cobertura, um verniz sobre os adesivos para protegê-los. Mais uma nota vermelha.

Consumo:
Andando na cidade sem abusar a 660 esta fazendo 19kms/litro.
Na estrada cheguei a fazer 24,5kms/litro. Não tenho do que reclamar.
Só usei gasolina aditivada da BR e da Texaco.
Acho a autonomia da XT baixa, deveria ser maior. No máximo com um tanque se roda perto dos 250kms. Acho pouco, o tanque da XT deveria ser maior.

Velocidade:
Em um final de semana dei umas esticadas e cheguei a passar de 150 com a XT. E ainda tinha cabo/motor para andar mais. Para mim a 660 não é moto de velocidade, mas fico contente em saber que se eu precisar acelerar forte a cavala responde rápido e chega a tanto. O motor tem uma resposta rápida e bem agressiva fazendo com que a velocidade suba com muita facilidade.

Pneus:
Não gostei dos Metzeler que equipam a XT. Se possível recomendo a troca dos mesmos. Levei alguns sustos com derrapagens e não me sinto seguro com os originais.

Raios:
Os raios da XT estão com as cabeças enferrujadas. Isso a moto estando com 4 meses de uso. No caso da Falcon usei por mais de um ano e não lembro de ter visto a cabeça dos raios enferrujadas. Acho que isso deveria ser olhado com carinho pela Yamaha.

Acho que é isso. Essas são as minhas impressões finais sobre a XT. Infelizmente estou com um "problema" familiar e em breve deverei estar me desfazendo da XT. Moto que me deu muitas, muitas alegrias.
Um abraço.
Editado pela última vez por Glauber em 17 Dez 2008, 09:44, em um total de 1 vez.

Erick-RO
Zelador
Zelador

16 Dez 2008, 23:39  

Glauber,
mais uma vez vc superou as espectativas...
cara seu relato é super tecnico...
parabéns...
é uma pena esta questão de problema familiar, mas ja passei por isto e sei bem como é...
mas o que posso te dizer é que com o tempo tudo se resolve...
abraços...
Erick...
Editado pela última vez por Erick-RO em 25 Jan 2009, 12:54, em um total de 1 vez.

Erick-RO
Zelador
Zelador

27 Dez 2008, 11:25  

Glauber vc ja viu a bolha de tamanho maior que esta a venda no clube?
é realmente melhor viajar com bolha?
e na cidade?
Pois acho que fica feia a mot..
entao se eu for usar vai ser so p viajar...
abraços..
Editado pela última vez por Erick-RO em 25 Jan 2009, 12:55, em um total de 1 vez.

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

29 Dez 2008, 11:28  

Sim vi, mas acho feia, a da motovisor para mim é a mais apresentável. :-!

Erick-RO
Zelador
Zelador

29 Dez 2008, 11:57  

Glauber escreveu:Sim vi, mas acho feia, a da motovisor para mim é a mais apresentável. :-!

Feia eu acho qualquer uma das duas...
Me diga ....
Faz diferença pegar estrada com esta bolha motovisor???????
Diminui mesmo o vento no peito e na cara???????
Diminui o cansaço?????
Abraços...
E um feliz ano novo..
:-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!
Editado pela última vez por Erick-RO em 25 Jan 2009, 12:56, em um total de 1 vez.

Toti
Fala Pouco
Fala Pouco
Moto:: BMW - G 650 GS
Estado: RJ

29 Dez 2008, 12:09  

Glauber escreveu:Sim vi, mas acho feia, a da motovisor para mim é a mais apresentável. :-!

Glauber,
Agora que ja to a uns 2,5 meses com a minha 66, é que estou aproveitando melhor seus otimos comentarios; e queria comentar sobre o protetor de maos da circuit (botei exatamente o mesmo que o seu); instalei sem os pesos do guidom e tive que cortar a ponta da barra de aluminio pois encostava no cursor do cabo de freio que é fixado no topo da canela esquerda. O lado direito não precisa cortar. Ja fiz 2 viagens e achei a moto mais firme ainda do que com os pesos originais. A montagem tem que ser bem rigida para fazer o verdadeiro trabalho, mas o fato é que alem de firmar o guidom, e proteger as mãos, fortalece + ainda o guidom por haver 2 pontos de fixação. Nota 10 para esse acessorio!!! Detalhe; nas 2 extremidades entre a barra de aluminio e a ponta do guidom apliquei uma borracha que cortei exatamente no feitio do buraco do guidom, de maneira a não entrar agua. Ficou perfeito.
Sobre os seus comentarios, o que é Cabo Ibooster F1??? É um cabo de vela? Ouvi falar que se instala/troca um cabo do freio dianteiro (tipo metalizado) que não ocorre expansão interna, e portanto torna a freiada mais eficiente, vc conhece?
Ultima pergunta; qual a marca do guidom + reforçado que vc botou? Pois gostei do fato de ser + alto, pra mim acho melhor no offroad.
Valeu pelas dicas =D> =D> :-! :-! e grande abraço.
Toti

Topic author
Glauber
Zelador
Zelador
Contato:

29 Dez 2008, 15:04  

O Ibooster F1 é um cabo que colocamos no lugar do atual cabo que vai da vela para a bobina. É só ir lá na vela e ver o cabo que sai dela. Pronto. É esse. Troquei a vela original e o cabo original (esta com 5300kms e guardei como reserva) de uma tacada só. Assim acredito que a XT ficará com um desempenho melhor, não digo correr mais, e sim motor funcionando ainda mais redondo. Saca? Não sou expert em motos ou mecânica/eletrônica mas li bastante sobre esse cabo e a vela de iridium, então resolvi pegar uma grana extra do Natal e investir.
Quanto ao freio imagino que você possa estar falando dos freios da RCA
http://www.rcamoto.com.br/loja.phtml?cc ... f27720e987
e sim seria uma melhoria que eu faria com certeza. No momento não fiz pois estou vendendo a XT.
Das melhorias que não fiz na XT eu faria essa do freio, trocaria os pneus por Mitas E07 e colocaria raios de inox da marca BACE que são os mais fortes.
Quanto ao guidão eu coloquei um WIRTZ mas pode ser um PROTAPER também. São ótimos, bem mais resistentes que o original e mais altos principalmente se colocamos o "alongador" para instalar o guidão.
O da PROTAPER é o mais caro, na casa dos 500 reais, o WIRTZ fica na casa dos 300 reais, e coloquei deste último mas se a grana tiver sobrando tasca esse mais caro. :-!

Was This Topic Useful?

•   Informação