PRIMEIRA VIAGEM - DÚVIDAS!!!!!

Quem é você, de onde é, de que você gosta?
Apresente-se!

Topic author
sobrini
Moita
Moita
Moto:: BMW - F 750
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

30 Jun 2005, 09:27  

Olá a todos os companheiros do Clube...

comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)... não entendo nada de mecânica e gostaria que os companheiros, mais experientes, me dissesem alguns cuidados que devo ter ao viajar de moto além de quais itens de mecânica devo revisar para a viagem... MUITO OBRIGADO, AGUARDO SUA AJUDA...

Pensei em parar de beber... mas eu sou Brasileiro e não desisto NUNCA!!!

Ike&Marina
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: BMW - R 1250 GS
Estado: PR
País: brasil

30 Jun 2005, 09:44  

:lol: :lol: :lol: :lol: VIAJAR COM AS TS OU XTS ,NÃO PRECISA MUITA COISA ,SE ELA TIVER EM ORDEM,,,LEVE UMA CAMARA DE AR TRAZEIRA,JOGO DE FERRAMENTAS BASICO,UM POUCO DE OLEO PARA CORRENTE ,NÃO TEM MUITO QUE SE PREOCUPAR,SE A BIXONA TIVER EM ORDEM É SÓ ALEGRIA. :-! :-! :-! :-! :-! :-! :-!

Caruso
Moita
Moita

02 Jul 2005, 14:46  

sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...

comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)... não entendo nada de mecânica e gostaria que os companheiros, mais experientes, me dissesem alguns cuidados que devo ter ao viajar de moto além de quais itens de mecânica devo revisar para a viagem... MUITO OBRIGADO, AGUARDO SUA AJUDA...

Rapaz, fiz esta mesma viagem em maio só q sai de Jundiaí.... é o seguinte, realmente se a moto ta legal vc provavelmente não vai ter dor de cabeça... mas aconselho fazer uma revisão geral assim vc vai mais tranqüilo... eu também aconselharia a levar cabos reserva, pode parecer besteira mas pode ser de grande ajuda e vc já pode deixá-los sempre junto com a camara de ar traseira reserva q o amigo Ike aconselhou. Pode ser útil em outras viagens q provavelmente vc irá fazer.

Alexandre bauru
In Memoriam
In Memoriam
Moto:: Honda - NX4 Falcon
Contato:

03 Jul 2005, 22:08  

sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...

Fala Sobrini!
primeiramente , parabéns pela escolha da moto :-!
da viajem:
1- Como jáfoi citado acima , se vc não tem grande conhecimentos em mecânica e pegou a moto a pouco tenmpo , mande-a pra revisão;
2- Durante a viajem procure fazer paradas entre 100e 200km pradar uma esticadanas pernas (aki no clube tem uns acras que rodam atéchegar a reserva ....... ehehheeh , ecom tanque grande! coisas do tempo ......);
3-Leve um cabo de embreagem , uma bisnaga de graxa para corrente e um pouco de óleo lubrificante de motor que está na sua moto;
4-Confira o kit de ferramentas originais da sua moto , na maioria dos casos , em um imprevisto elas são o sulficiente;
5- Leve um reparador instantâneo de pneus e/ou uma câmara de ar reserva dianteira;
6- Boa viajem!

ah!!!! se vc quiser dar uma passada por aki , jáquye estou no meio do caminho ....... é só dar um toque! :-!
12º Arraiá Clube XT600 , Já ComfirmÔ ???
viewtopic.php?f=9&t=41052

Duckling
Matraca
Matraca
Moto:: BMW - G 650 GS
Estado: RS
Contato:

04 Jul 2005, 19:14  

Aproveitando o tópico aqui lançado, faço uma pergunta aos mais experientes:
Fiz pouca Km em viagens longas (a maior 600km), e a única coisa que levei foi um tubo em spray de reparador instantâneo de câmara.
Nunca precisei usar :D , e fica a pergunta: aquilo funciona mesmo?????

Em tempo: tenho uma XLR 125 2001... mas agora é questão de dias :-!
- Diz quem me conhece que não me conhece. Quem não me conhece, concorda. Sou, portanto, um gerador de consensos, embora não concorde com isso!

Luciano Jr
Zelador
Zelador
Moto:: Kawasaki - Versys 1000
Estado: BA

05 Jul 2005, 13:01  

Caro Duckling, usei o reparador instantaneo de camara e ficou legal. O pessoal atenta para depois do uso levar para balancear. =D> =D> =D> =D>
Luciano Jr
DL-1000 - 2007
RAV (071)8728-2269
(071)3341-6186

Rosalvo
In Memoriam
In Memoriam
Moto:: Royal Enfield - Classic 500
Estado: RJ

05 Jul 2005, 13:30  

[-X Não pegue a moto na revisão e saia viajando imediatamente.

:shock: Rode alguns quilômetros antes (~100km) observe bem a moto, dê uma olhada geral (vazamentos, engasgos, freios, cabos, luzes etc.)

#-o Parece brincadeira mas é comum parafusos frouxos, freios sem atrito, vazamentos de óleo por, digamos, distração do mecânico.

:-! No mais, Boa Viagem e Boa Sorte
Rosalvo
A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória.

Caruso
Moita
Moita

06 Jul 2005, 09:14  

Rosalvo escreveu:[-X Não pegue a moto na revisão e saia viajando imediatamente.

:shock: Rode alguns quilômetros antes (~100km) observe bem a moto, dê uma olhada geral (vazamentos, engasgos, freios, cabos, luzes etc.)

#-o Parece brincadeira mas é comum parafusos frouxos, freios sem atrito, vazamentos de óleo por, digamos, distração do mecânico.

:-! No mais, Boa Viagem e Boa Sorte

Havia me esquecido deste pequeno detalhe... realmente não pegue a moto no mecanico (revisão) e vá direto para a estrada... como nosso amigo lembrou é necessário andar um pouco com a moto para localizar problemas novos que nosso amigo mexanico pode ter agregado gratuitamente na moto!

Juninho-GO
Zelador
Zelador
Moto:: BMW - G 650 GS
Estado: GO
País: BRASIL
Contato:

22 Jul 2005, 23:25  

amigo Sobrini.....
existe algo fundamental pra voce ter uma viajem perfeita.....
algo que nenhum dos companheiros acima citou e é de extrema importancia....
leve sua amada!!!!!!!!
só ela podera te ajudar nos momentos ''dificeis''!!!!!
abraços!!!!

Trilha
Moita
Moita
Moto:: KTM - KTM 950 LC8
Estado: SC
Contato:

26 Jul 2005, 08:43  

Luciano Jr escreveu:Caro Duckling, usei o reparador instantaneo de camara e ficou legal. O pessoal atenta para depois do uso levar para balancear. =D> =D> =D> =D>

ola Luciano, ja usei varias x estes reparadores de pneu, nas trilhas ,quando o furo é pequeno o reparador funciona , se for um pouco maior esquece, nem adianta colocar.

PARADA
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: BMW - F 800 GS
País: BRASIL
Contato:

16 Ago 2005, 20:18  

CAMARADA LUCIANO.
CONCORDO COM TODOS OS AMIGOS QUE ESTÃO AJUDANDO, E ATÉ APRENDI TAMBÉM, MAS TODOS SE ESQUECERAM DA MAIS IMPORTANTE, DA MELHOR DE TODAS AS FERRAMENTAS, DA FENOMENAL, DA INSEPARÁVEL, DA INSUBSTITUÍVEL.... A "RAV".
SEM ELA, NÃO SE ATREVA A SAIR DA CIDADE.
ELA FUNCIONA COMO A MAIS COMPLETA CAIXA DE FERRAMENTAS, COMO GUINCHO, 1º SOCORROS E ATÉ ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA.
NÃO SE ESQUEÇA: RAV E CABO ENROLADO.
UM GRANDE ABRAÇO,
PARADA
SEGURO DE CARRO E MOTO AGORA É COM O PARADA
www.rpseguros.com.br

Fabrício Leal
Zelador
Zelador
Moto:: BMW - R 1200 GS
Contato:

16 Ago 2005, 22:46  

sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)...

Sobrini, soh complementando o q os colegas jah postaram... :)T

Costumo classificar as partes da moto, no caso d viagem ou ateh mesmo de uso comum, pela seguinte ordem de prioridade...

1º) Freios - verifique o nível de fluido e o estado das pastilhas e lonas d freio, bem como o pedal e manete d freio e seus componentes (alavancas, parafusos, etc..) :wink:

2º) Pneu, câmara de ar, raios e aro d roda... jamais use pneu "riscado" ou q apresente rachaduras (ressecamento), a câmara d ar deve estar em bom estado, de preferência sem remendos e com sua trava de segurança no devido lugar... raios soltos, tortos, quebrados ou espanados devem ser imediatamente substituídos... quanto ao aro d roda este deve estar alinhado e não apresentar microfissuras em sua solda !!! :wink:

3º) Motor... nd q um bom mecânico (e de confiança) não posse lhe auxiliar na manutenção preventiva, regulagens de válvulas e carburação ou substituição de itens q apresentem desgaste acentuado... :wink:

4º) Transmissão... observar o nível de desgaste do conjunto, caso esteja dentro do "tolerado" apenas lubrifique o conjunto... eh bom q tenha sempre a mão uma emenda d corrente, pois em caso de quebra de algum ELO da mesma... vc poderá emendá-la e prosseguir ateh um local apropriado e realizar a troca !!! :wink:

5º) Sistema elétrico.. eh bom levar lâmpadas d pisca sobressalentes, fusível de 20A (ver modelo) e ateh mesmo d farol (caso tenha apenas 1 farol). :wink:

Eh bom lembrar q quanto ao Motor, a verificação do nível de óleo deve ser feita antes, durante e no final da viagem... :shock:

Rosalvo escreveu:[-X Não pegue a moto na revisão e saia viajando imediatamente.

Essa dica tbm eh muito importante... vale a pena citá-la + 1 vez !!! :)T

No mais, caso tenha alguma dúvida sobre pilotagem com garupa, tem um tópico tbm recheado de dicas...

http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... highlight=

Um abrassso e boa viagem... :-!
Imagem

Claytontenere
Zelador
Zelador
Moto:: Yamaha - XT660R

17 Ago 2005, 04:10  

É capaz do Sobrini já ter feito a viagem, mas vai a minha dica:

Algumas peças sobressalentes são legais. Mesmo para quem não tem conhecimento de mecânica, a peça ou as ferramentas podem ser a salvação, pois sempre aparece alguém que pode ajudar na troca.
Por exemplo:
-Vela
-Cabo de embreagem e acelerador (mesmo usados)
-Lampada de farol e lampada da lanterna traseira (principalmente para XT que só tem uma). Sem farol no final da tarde ou a noite, é sufoco total.
-Pedaço de arame
-Imenda de corrente (mesmo a corrente sendo interissa)
-Jogo de ferramentas
-Camera dianteira e traseira.
Existe esse tópico que tem umas dicas do que levar:
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... sc&start=0

Nunca abusar do limite, seja físico, da máquina ou de velocidade. Velocidade? :-k :twisted: :twisted: ops Com a bruxa solta, melhor maneirar e usar equipamentos de proteção e uma boa capa de chuva. :-!

Abraços,

Was This Topic Useful?

•   Informação