Moto Fumando com motor frio

Quem é você, de onde é, de que você gosta?
Apresente-se!
Avatar do usuário

Topic author
Shark777
Moita
Moita
Mensagens: 5
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

30 Mai 2017, 19:50  

olá boa noite a todos do forum, venho aqui para me apresentar e tambem para pedir uma ajuda para vcs, sei que muitos aqui são conhecedores das XT e de moto em geral.
pois bem me chamo Leandro sou de sp capital e acabei de adquirir uma Xt 600 2002, já tive outras motos porem essa é a minha primeira big trail. estou tendo problemas com fumaça branca ao ligar a moto com o motor frio, isso acontece toda vez em que a moto está totalmente fria, á vezezs em que ela não fuma e em outras fuma um pouquinho e em outras fuma por alguns minutos. ja li bastante sobre isso ao que tudo indica deve ser retentor de valvulas o que por si só não é nada muito grave porem estou muito chateado com isso já tive outras motos e nunca havia tido problemas com fumaça. levei a moto em um mecanico que sempre levei minhas outras motos e o mesmo me passou que seria retentor de valvulas e que é para eu desencanar e somente acompanhar se não esta tendo uma queima excessiva de oleo, disse tambem que ja pegou outras XT com esse mesmo problema e que infelizmente relatou que já ate chegou a abrir o motor para a troca de retentores de algumas delas e que em alguns casos isso voltou a acontecer disse ser meio que normal em algumas XT principalmente de alguns anos as mais novas principalmente. gostaria de uma luz sobre o que fazer, esse fato dela fumar na partida tras algum maleficio para o motor? seria algo para eu ficar tranquilo ou ter q ir resolver com uma certa rapidez? desde já agradeço a todos



Avatar do usuário

Black Dog
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Mensagens: 5377
Moto:: BMW - G 650 GS
Estado: SC
País: Brasil
Localização: Imbituba
Status: Offline

30 Mai 2017, 20:42  

Olá Leandro, você tem certeza que é óleo queimando? Pois acontece de sair bastante vapor no escapamento as vezes. Dá para saber pelo cheiro ruim quando é óleo.

Pode dar uma olhada também na caixa do filtro de ar, se foi colocado óleo em excesso ele acaba sendo jogado lá e pode queimar junto na mistura.

abraço
The world is yours

Avatar do usuário

Topic author
Shark777
Moita
Moita
Mensagens: 5
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

30 Mai 2017, 20:55  

olá, então eu acredito mesmo que seja óleo fica de fato aquele cheiro caracteristico de oleo e tambem é uma fumaça bem branca nao se parece com aquela menos densa de vapor de agua. confesso que nao consigo verificar um tom azulado tb é bem branca mesmo. assim que peguei a moto levei para fazer a troca de óleo e filtro de oleo tambem, o mecanico disse que o oleo que estava nela estava com otima aparencia e em quantidade boa. ele me disse que seria legal dar uma checada no filtro de oleo que nessas motos costuma ser um pouco delicado mesmo encharcando de oleo e tal porem ainda n tive de tempo de leva-la para isso. estou agora fazendo o acompanhamento do nivel do oleo verifiquei ontem apos uma semana que foi trocado e notei que esta marcando na vareta quase no maximo do nivel. seria entao interessante checar o filtro de ar né? farei isso assim que tiver uma folga no trabalho

Avatar do usuário

Black Dog
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Mensagens: 5377
Moto:: BMW - G 650 GS
Estado: SC
País: Brasil
Localização: Imbituba
Status: Offline

30 Mai 2017, 22:36  

Só por curiosidade, você conferiu a quantidade que foi colocado de óleo? O máximo é 2,8 litros (trocando também o filtro) ou 2,7 litros sem a troca do filtro. Não dá pra ir colocando óleo até aparecer na vareta.
É difícil a Xt marcar o óleo no nível máximo e o processo para medir corretamente também é chatinho.
The world is yours

Avatar do usuário

Topic author
Shark777
Moita
Moita
Mensagens: 5
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

31 Mai 2017, 05:40  

confesso que não sei a quantidade que foi colocada pelo mecanico, sobre a verificação eu retirei a carenagem que protege a tampa do oleo e levei um alicate comigo, peguei a moto e fui trabalhar o percurso é de mais ou menos meia hora cerca de 13km chegando na porta do serviço desliguei a moto sem sair de cima dela aguardei cerca de uns 30 segundos com ela desligada e então assim abri a tampa limpei a vareta e a coloquei de volta sem rosquear e obtive esse resultado de oleo quase na marca maxima.

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 4548
Moto:: Triumph - Tiger 800
Cidade: Cabo Frio
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

31 Mai 2017, 08:03  

Opa! Diz ai; qual a km da moto?
Abraço.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

Topic author
Shark777
Moita
Moita
Mensagens: 5
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

31 Mai 2017, 08:24  

ela está batendo quase 56 mil km, o estado geral da moto é otimo pneus novos de qualidade Pirelli duratraction, relação nova, toda original com excessão dos retrovisores que sao da xt 660 originais e guidão que é esportivo protaper. o motor esta um reloginho sem barulhos estranhos ou batidas até meu mecanico mesmo ficou impressionado com o estado da moto, antes de compra-la fiz dois testes com a moto a vi em duas ocasiões chequei tudo o que pude a moto sempre pegando de primeira motor sem fumaça alguma, sem oscilações na lenta bem reguladinha , cambio com trocas precisas até a passagenm da 1 para o neutro está redondinha coisa que sempre tive problema em outras motos enfim nao consegui detectar problema algum na moto. passei o dedo no escape dela antes da compra e havia somente aquele residuo seco de fuligem, parece uma zica foi eu comprar e colocar a menina pra rodar que começou a apresentar esse problema agora o escape quando passa o dedo da aquela sujadinha o que indica presença de oleo.

Avatar do usuário

kbludo
Moderador
Moderador
Mensagens: 4548
Moto:: Triumph - Tiger 800
Cidade: Cabo Frio
Estado: RJ
País: Brasil
Localização: Cabo Frio
Contato:
Status: Offline

31 Mai 2017, 17:24  

A moto tá zero!
Pensava nos retentores do balanceiro, mas pode ser excesso de óleo como o Black falou...
Se for, a tendência é ir diminuindo a medida que se anda!
Tamos de olho!
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Avatar do usuário

Topic author
Shark777
Moita
Moita
Mensagens: 5
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: SP
País: Brasil
Status: Offline

31 Mai 2017, 19:34  

andei lendo bastante aqui no forum e encontrei muitos relatos de problemas identicos ao meu ao que me parece nas Xt realmente nao é incomum esse sintoma, a questao do oleo tambem li bastante sobre e acredito que seja bem possivel o mecanico ter colocado 3 litros nela até porque fiz a troca do filtro junto e esses 200 ml a mais poderiam estar fazendo isso, vou na minha folga levar para checar o filtro de ar e dependendo do estado ja irei fazer a troca. estou percebendo uma coisa tb logo quando liga hoje de manha e agora a noite pra voltar pra casa foi assim ela nao fumou nada pois ao dar a partida eu mantive uma rotação bem baixa do motor de no maximo 2000 eu ja havia sentido que com o afogador acionado respectivamente com o giro mais alto ela fuma, ainda carece de mais tempo para confirmar isso mas é uma desconfiança que estou tendo

Avatar do usuário

Jairo junior
Moita
Moita
Mensagens: 2
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: RS
País: Brasil
Status: Offline

16 Out 2017, 08:25  

bom dia tenho um problema parecido com a minha xt
na primeira partida se eu ligar ela e acelerar queima bastante oleo e dps que esquenta o motor ela para
mais se eu ligar ela e deichar na lenta uns 10 min ate aquecer e dps sair ela nao queima, troquei os retentores de valvula e nao resolveu estou pensando em trocar o kit pistao e aneis..
Jairo torres =;

Was This Topic Useful?



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes