google.com, pub-3232262545338127, DIRECT, f08c47fec0942fa0

XT600 4MW 97 - Reforma

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: XT600E 4MW
Estado: PR
País: Brasil
Status: Offline

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 13 Jun 2021, 18:45

Olá. Chegamos aos 5000 km.
Muito pouco, gostaria de ter rodado muito mais, mas nesses tempos está tudo difícil.
Motor segue muito bem. Vinha me incomodando com a dificuldade de engrenar o neutro com a moto parada. Então resolvi abrir a tampa lateral e retirar a campana para rebarbar os encaixes dos discos. Devia ter feito isso quando estava com o motor aberto, mas a vontade de rodar era tanta que deixei de lado esse detalhe. Os encaixes da sede da embreagem estavam bastante denteados e foram usinados com lima e lixa até ficarem com as superfícies de contato planas. As imagens foram feitas depois da usinagem na fase de remontagem da embreagem.
Pretendo trocar o cabo da embreagem também.
Vou aproveitar para dar uma olhada nas buchas de bronze da balança e ver o desgaste do pinhão que já fez 6 mil km.
457.jpg

458.jpg

459.jpg

460.jpg

google.com, pub-3232262545338127, DIRECT, f08c47fec0942fa0

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: XT660R
Estado: RJ
Contato:

Re: XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor kbludo » 01 Jul 2021, 12:23

Que blz hein, Alexandre!
Se nao fosse essa pandemia, vcs ja teriam rodado mais 20mkms!!!
Vamos que vamos! Se cuide ai, meu camarada!
Abraços.
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 01 Jul 2021, 21:17

kbludo escreveu:Que blz hein, Alexandre!
Se nao fosse essa pandemia, vcs ja teriam rodado mais 20mkms!!!
Vamos que vamos! Se cuide ai, meu camarada!
Abraços.

Fala Kbludo. Tudo beleza meu irmão?
Vou aproveitar para fazer uns melhoramentos na XT.
Esse ano ainda quero rodar por ai! Me deu vontade de ir a Urubici, pelo jeito vai ter neve por lá. :D
Forte abraço.
:-! :-!

claudio toledo
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: XT600E 3TB
Estado: RS

Mensagempor claudio toledo » 13 Jul 2021, 10:41

Grande Alexandre, a XT firme e forte rodando pois com a bela restauração que fizeste essa moto se tornou eterna!
Quanto a neve em Urubici, já nevou um pouco e congelou tudo agora no final de junho e este inverno promete, logo acontece de novo!
gelo em Bom Jardim junho 2021.jpeg

gelo em Urubici junho 2021.jpeg

Cheguei a pegar cinco graus negativos e gelo no asfalto por lá, tava ótimo pra rodar de moto!
Abraço e bora rodar!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 16 Jul 2021, 19:58

claudio toledo escreveu:Grande Alexandre, a XT firme e forte rodando pois com a bela restauração que fizeste essa moto se tornou eterna!
Quanto a neve em Urubici, já nevou um pouco e congelou tudo agora no final de junho e este inverno promete, logo acontece de novo!
gelo em Bom Jardim junho 2021.jpeg
gelo em Urubici junho 2021.jpeg
Cheguei a pegar cinco graus negativos e gelo no asfalto por lá, tava ótimo pra rodar de moto!
Abraço e bora rodar!

Fala Claudio. Beleza?
A XT tá uma beleza. Ainda estou terminando essa revisada e logo quero ir para a estrada.
Então você esteve lá na serra? Que beleza, 5 abaixo de zero não é moleza...........rs!
Vou tentar ir no dia 24 de Julho, vamos ver se consigo dar uma fugida.
Abraço meu irmão! :-!

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Andreaspopo » 31 Jul 2021, 19:27

E ai Alexandre. Como ficou o funcionamento do cambio, engates de marchas e colocar em neutro , agora com esse trabalho na campana?? Você está usando discos originais??
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 03 Ago 2021, 22:13

Andreaspopo escreveu:E ai Alexandre. Como ficou o funcionamento do cambio, engates de marchas e colocar em neutro , agora com esse trabalho na campana?? Você está usando discos originais??

Fala Andreas. Beleza?
Eu ainda não terminei o serviço. Resolvi mandar a tampa do filtro de óleo e outra tampa do lado esquerdo para a pintura eletrostática a pó. Assim que receber eu monto a moto, já dou a partida e te conto o resultado. Os discos de embreagem devem ter uns 10 mil quilômetros e são da marca Fischer. Comprei um novo cabo de embreagem para ver se ajuda.
Abraço.

Gerson
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor Gerson » 04 Ago 2021, 14:45

Grande Alexandre !!! Tudo certo contigo e a XTzona ?? Sabes que hoje reli este tópico do inicio a o fim, que iniciou lá em 2016 .Tem muita informação aqui, parabens pela perseverança nesta reforma.

E agora que tu já tá rodando ,estás convidado para vires novamente á São Chico !! No final de outubro teremos o VII Ronco da XT !!!
Contamos com a tua presença, e de XT !!!! \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

Grande abraço !! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 05 Ago 2021, 22:47

Gerson escreveu:Grande Alexandre !!! Tudo certo contigo e a XTzona ?? Sabes que hoje reli este tópico do inicio a o fim, que iniciou lá em 2016 .Tem muita informação aqui, parabens pela perseverança nesta reforma.

E agora que tu já tá rodando ,estás convidado para vires novamente á São Chico !! No final de outubro teremos o VII Ronco da XT !!!
Contamos com a tua presença, e de XT !!!! \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

Grande abraço !! :-!

Olá Gerson.
Como está meu irmão?
Eu vou bem, graças a Deus. XTzona ficou muito boa. Tô fazendo uns últimos detalhes nela e logo estará de pé.
Sabe que foram 5 anos fazendo essa reforma. quando eu olho para traz eu nem acredito. Fico contente que esse tópico seja do interesse do pessoal. Fiz ele para registrar o progresso da reforma e conseguir informações e dicas com quem já tinha experiência e ele acabou ficando um relato bem extenso dessa longa jornada. Muito bacana ver que já tem 42 páginas e 170k visualizações. :-!
Agradeço o convite e já deixo confirmada a minha presença. Me lembro da última vez que estive ai com vocês, foi bem no meu aniversário. Gostei bastante. Um grande abraço.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 22 Ago 2021, 20:38

Andreaspopo escreveu:E ai Alexandre. Como ficou o funcionamento do cambio, engates de marchas e colocar em neutro , agora com esse trabalho na campana?? Você está usando discos originais??

Olá Andreas. Beleza? :-! :-!
Terminei de montar as tampas laterais, aproveitando para tirar uns vazamentos de óleo que ainda estavam presentes. Respondendo a tua pergunta, o funcionamento da embreagem ficou muito macio e agora é possível encontrar o neutro com a moto parada e com motor funcionando. Eu diria que mudou da água para o vinho, foi um ganho muito expressivo em eficiência. Ainda estou usando um espaçador na fixação do cabo da embreagem à tampa esquerda para poder conseguir curso no manete, não encontrei uma solução para isso, pode ser que o cabo que comprei não seja o da 3TB, ou o manicoto não é o da XT, sei lá, isso ainda é um mistério. O importante é que consegui o resultado que esperava, fiz um teste hoje em um trecho de cidade e estrada e fiquei contente. Eu ia até Urubici no final desse mês, mas o verão já chegou por aqui :lol: então mudei meus planos, vou até Brasília no início de setembro.

Johemoto
Moita
Moita
Moto:: Ténéré 2VG
Estado: SP

Mensagempor Johemoto » 25 Ago 2021, 20:00

Opa
Em primeiro lugar, meus parabéns à você pelo belo empenho e o resultado
Eu tenho duas , que entrará para a reforma em breve, o esse seu tópico será de grande valia

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 28 Ago 2021, 19:44

Johemoto escreveu:Opa
Em primeiro lugar, meus parabéns à você pelo belo empenho e o resultado
Eu tenho duas , que entrará para a reforma em breve, o esse seu tópico será de grande valia

Olá Johemoto. Beleza?
Obrigado. Muito sucesso na reforma das suas motos.
Para o que precisar entre em contato, se puder ajudar será uma satisfação. :-!

allvaromm
Moita
Moita
Moto:: XT660Z Ténéré
Estado: SP

Mensagempor allvaromm » 31 Ago 2021, 20:52

Cara adorei essa saga sua. Muito legal. Parabéns por contribuir com a comunidade.

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 31 Ago 2021, 21:55

allvaromm escreveu:Cara adorei essa saga sua. Muito legal. Parabéns por contribuir com a comunidade.

Opa. Beleza allvaromm?
Legal que curtiu, foi dureza mas foi divertido.
Valeu, obrigado e abraço.
:-! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

XT600 4MW 97 - Reforma

Mensagempor alexandre_ » 05 Set 2021, 18:34

Quem acompanhou o conteúdo desse tópico desde o início deve se lembrar que um certo momento eu optei por utilizar uma bateria estacionária, usada em NoBreak, em substituição à bateria convencional. Pois bem, mais precisamente em 2016 a instalei na moto e por esses anos todos ela esteve em funcionamento. Eu tinha um problema crônico com o sistema elétrico, em especial, com a partida elétrica. Depois da reforma do motor, troquei o chicote e o interruptor de partida e mesmo assim ainda ficava na rua. Foram inúmeras vezes em que parei a moto em algum lugar e no retorno não conseguir dar a partida. Depois da troca do chicote passou a ocorrer o trancamento do relé de partida, quando acontecia isso era como se o motor de partida estivesse ligado direto na bateria, ficava constantemente acionado e para desligá-lo só desconectando o cabo positivo da bateria. Era um tormento. Um dia percebi que deixando a torneira do combustível aberta vazava gasolina e empoçava o chão. Então abri o carburador imaginando que tivesse algo errado com a agulha ou a sede da agulha. Na verdade elas estavam boas e então, testando o nível da cuba descobri que a boia não estava fazendo a pressão necessária para o selamento. Troquei a boia e remontei o carburador, com isso, percebi que a dificuldade com a partida era por conta do excesso de gasolina, afinal, encharcava o carburador e afogava a moto. Resolvido isso, restou apenas o trancamento do relé de partida. Semana passada estava fazendo os preparativos para a viagem no feriado e voltando para casa ouvi um barulho estranho no motor e notei que o motor de partida acionou sozinho, demorei um tempo para conseguir desconectar o cabo da bateria. Nesse tempo moeu a bateria. Bateria fraca e TCI não conversam, resultado, moto parada sem sinal, nem luz de painel acendia, era como se o fusível principal estivesse queimado. Desmontei tudo, testei o relé de partida, fiz teste de continuidade nos componentes da partida elétrica. tudo funcionado bem, exceto a bateria que não fornecia carga mais. Comprei no sábado pela manhã uma bateria Motobatt gel para XT, instalei tudo novamente. O resultado foi o seguinte: a partida está perfeita, pega de primeira e não tranca mais o relé. Com isso, me parece que temos algo incompatível com as baterias estacionárias, talvez elas não entreguem a tensão ou a corrente certas para a partida, afinal não foram feitas com essa finalidade. Creio que haja uma incompatibilidade nisso. Muitos usam essas baterias estacionárias nas Ténérés e não encontram dificuldades, alguém que entende de elétrica podia explicar o que pode ter acontecido? Fiquei contente com a solução do problema, mas queria entender melhor isso.

Gerson
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagempor Gerson » 05 Set 2021, 21:18

Alexandre ! Eu usei na 66 um tempo esta bateria de Nobreak , sem problemas. Mas troquei na epoca (abril 2017) por uma original por que iria no nacional de Brumadinho e não queria correr nenhum risco de dar alguma pane nela. Resultado: Estou usando até hoje esta bateria Yuasa . A de nobreak continua na reserva.

Abração !! :-!

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Estado: SC
Contato:

Mensagempor Andreaspopo » 07 Set 2021, 21:22

Buenas amigos. É uma peleia heim Alexandre. Rapaz. Vou te dizer uma. Eu trabalho com motos a mais de 15 anos e já vi muita gente usando essas baterias estacionárias . Muitos tiveram sucesso, mas, eu não recomendo de feito nenhum. Primeiro por que ela não tem CCA, que é a tão famosa corrente de partida. E bom, não tendo isso, já não serve pra essa finalidade.
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 09 Set 2021, 09:09

Gerson escreveu:Alexandre ! Eu usei na 66 um tempo esta bateria de Nobreak , sem problemas. Mas troquei na epoca (abril 2017) por uma original por que iria no nacional de Brumadinho e não queria correr nenhum risco de dar alguma pane nela. Resultado: Estou usando até hoje esta bateria Yuasa . A de nobreak continua na reserva.
Abração !! :-!

Olá Gerson. Tudo bem?
Pois então. No sábado passado coloquei a Motobatt gel, os problemas acabaram.
Jamais imaginei que faria tanta diferença. Rodei no Domingo e a moto tá redonda.
Uma maravilha. Dessa vez vou conseguir ir com ela ai ver vocês! :-! :-!

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 09 Set 2021, 09:14

Andreaspopo escreveu:Buenas amigos. É uma peleia heim Alexandre. Rapaz. Vou te dizer uma. Eu trabalho com motos a mais de 15 anos e já vi muita gente usando essas baterias estacionárias . Muitos tiveram sucesso, mas, eu não recomendo de feito nenhum. Primeiro por que ela não tem CCA, que é a tão famosa corrente de partida. E bom, não tendo isso, já não serve pra essa finalidade.

Fala Andreas, como vai?
Então, fui descobrir isso do jeito mais difícil.
Mas agora a moto tá realmente incrível.
Acho que esse assunto tá realmente encerrado, na minha XT não foi uma boa opção.
Nisso aí não erro mais! :-! :-!

kbludo
Moderador
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagempor kbludo » 10 Set 2021, 12:59

alexandre_ escreveu:Quem acompanhou o conteúdo desse tópico desde o início deve se lembrar que um certo momento eu optei por utilizar uma bateria estacionária, usada em NoBreak, em substituição à bateria convencional. Pois bem, mais precisamente em 2016 a instalei na moto e por esses anos todos ela esteve em funcionamento. Eu tinha um problema crônico com o sistema elétrico, em especial, com a partida elétrica. Depois da reforma do motor, troquei o chicote e o interruptor de partida e mesmo assim ainda ficava na rua. Foram inúmeras vezes em que parei a moto em algum lugar e no retorno não conseguir dar a partida. Depois da troca do chicote passou a ocorrer o trancamento do relé de partida, quando acontecia isso era como se o motor de partida estivesse ligado direto na bateria, ficava constantemente acionado e para desligá-lo só desconectando o cabo positivo da bateria. Era um tormento. Um dia percebi que deixando a torneira do combustível aberta vazava gasolina e empoçava o chão. Então abri o carburador imaginando que tivesse algo errado com a agulha ou a sede da agulha. Na verdade elas estavam boas e então, testando o nível da cuba descobri que a boia não estava fazendo a pressão necessária para o selamento. Troquei a boia e remontei o carburador, com isso, percebi que a dificuldade com a partida era por conta do excesso de gasolina, afinal, encharcava o carburador e afogava a moto. Resolvido isso, restou apenas o trancamento do relé de partida. Semana passada estava fazendo os preparativos para a viagem no feriado e voltando para casa ouvi um barulho estranho no motor e notei que o motor de partida acionou sozinho, demorei um tempo para conseguir desconectar o cabo da bateria. Nesse tempo moeu a bateria. Bateria fraca e TCI não conversam, resultado, moto parada sem sinal, nem luz de painel acendia, era como se o fusível principal estivesse queimado. Desmontei tudo, testei o relé de partida, fiz teste de continuidade nos componentes da partida elétrica. tudo funcionado bem, exceto a bateria que não fornecia carga mais. Comprei no sábado pela manhã uma bateria Motobatt gel para XT, instalei tudo novamente. O resultado foi o seguinte: a partida está perfeita, pega de primeira e não tranca mais o relé. Com isso, me parece que temos algo incompatível com as baterias estacionárias, talvez elas não entreguem a tensão ou a corrente certas para a partida, afinal não foram feitas com essa finalidade. Creio que haja uma incompatibilidade nisso. Muitos usam essas baterias estacionárias nas Ténérés e não encontram dificuldades, alguém que entende de elétrica podia explicar o que pode ter acontecido? Fiquei contente com a solução do problema, mas queria entender melhor isso.

Mais um fruto que adveio de seu trabalho nesta restauração, aqui sempre tem alguma novidade para aprender.
{:) :-! :-! :-!
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Topic author
alexandre_
Tia Faladeira
Tia Faladeira

Mensagempor alexandre_ » 13 Set 2021, 22:08

kbludo escreveu:
alexandre_ escreveu:Quem acompanhou o conteúdo desse tópico desde o início deve se lembrar que um certo momento eu optei por utilizar uma bateria estacionária, usada em NoBreak, em substituição à bateria convencional. Pois bem, mais precisamente em 2016 a instalei na moto e por esses anos todos ela esteve em funcionamento. Eu tinha um problema crônico com o sistema elétrico, em especial, com a partida elétrica. Depois da reforma do motor, troquei o chicote e o interruptor de partida e mesmo assim ainda ficava na rua. Foram inúmeras vezes em que parei a moto em algum lugar e no retorno não conseguir dar a partida. Depois da troca do chicote passou a ocorrer o trancamento do relé de partida, quando acontecia isso era como se o motor de partida estivesse ligado direto na bateria, ficava constantemente acionado e para desligá-lo só desconectando o cabo positivo da bateria. Era um tormento. Um dia percebi que deixando a torneira do combustível aberta vazava gasolina e empoçava o chão. Então abri o carburador imaginando que tivesse algo errado com a agulha ou a sede da agulha. Na verdade elas estavam boas e então, testando o nível da cuba descobri que a boia não estava fazendo a pressão necessária para o selamento. Troquei a boia e remontei o carburador, com isso, percebi que a dificuldade com a partida era por conta do excesso de gasolina, afinal, encharcava o carburador e afogava a moto. Resolvido isso, restou apenas o trancamento do relé de partida. Semana passada estava fazendo os preparativos para a viagem no feriado e voltando para casa ouvi um barulho estranho no motor e notei que o motor de partida acionou sozinho, demorei um tempo para conseguir desconectar o cabo da bateria. Nesse tempo moeu a bateria. Bateria fraca e TCI não conversam, resultado, moto parada sem sinal, nem luz de painel acendia, era como se o fusível principal estivesse queimado. Desmontei tudo, testei o relé de partida, fiz teste de continuidade nos componentes da partida elétrica. tudo funcionado bem, exceto a bateria que não fornecia carga mais. Comprei no sábado pela manhã uma bateria Motobatt gel para XT, instalei tudo novamente. O resultado foi o seguinte: a partida está perfeita, pega de primeira e não tranca mais o relé. Com isso, me parece que temos algo incompatível com as baterias estacionárias, talvez elas não entreguem a tensão ou a corrente certas para a partida, afinal não foram feitas com essa finalidade. Creio que haja uma incompatibilidade nisso. Muitos usam essas baterias estacionárias nas Ténérés e não encontram dificuldades, alguém que entende de elétrica podia explicar o que pode ter acontecido? Fiquei contente com a solução do problema, mas queria entender melhor isso.

Mais um fruto que adveio de seu trabalho nesta restauração, aqui sempre tem alguma novidade para aprender.
{:) :-! :-! :-!

Fala Kbludo. Beleza?
Então cara, a gente toma uns tombos e acho importante compartilhar.
Abraço meu irmão! :-!

Was This Topic Useful?

Voltar para “Tés/XT600 Artigos, Dicas e Restaurações”