UMA IDÉIA, O Q VCS ACHAM??

Fórum privado dos Moderadores do Fórum (usuários normais não tem acesso, e nem ao menos conseguem ver este fórum)
Avatar do usuário

Topic author
Fernando&Carmen
Presidente desta Comunidade Anárquica
Presidente desta Comunidade Anárquica
Mensagens: 3679
Moto:: Yamaha - TDM850
Cidade: Santa Maria
Estado: RS
País: Brasil
Localização: Santa Maria
Contato:
Status: Offline

29 Set 2008, 23:37  

Galera

Estamos com problemas de performance nos últimos tempos...

estou rastreando, analisando, trabalhando... mas tá difícil... :roll:

Upgrade de servidor, não é o caso... em 90% do tempo o servidor está com carga em torno de 2%! Ou seja, tem muita sobra de potencial...

Porém nos momentos de pico, há sobrecargas momentâneas....

O q tem acontecido é q nesses momentos o servidor atinge mais de 20% de carga, e o consumo de memória cresce muito... e o fórum fica lento...

Minha suspeita é q a galera "desesperada" começa a clicar um monte para "tentar acelerar" e aí isso sobrecarrega ainda mais... vira uma bola de neve... :(

Nas últimas semanas, no início da tarde, este processo estava derrubando o servidor seguidamente... :-(

O q eu fiz este final de semana foi incluir um "bloqueio"... quando a carga instantânea do servidor atinge em torno de 8% é negado o acesso para qq pessoa q tente ENTRAR no fórum... quem já estiver navegando, não é afetado... :-!

Portanto isso afeta principalmente os visitantes, q chegam através do google ou outras fontes...

Hoje à tarde, no teste de fogo, o sistema conseguiu segurar a barra e manter o servidor estável...

o log de negação de serviço pode ser visto no endereço:
http://www.forumxt600.com.br/forum/incl ... gacao.html

Estou logando tb as "queries" mais lentas do banco de dados... para tentar localizar a fonte...

Bom... basicamente o nosso problema são as tabelas de postagens... hoje temos uma tabela com 507.000 postagens!!

E fazer pesquisas nela, ainda mais nos sistema do fórum atualmente, dá para imaginar o quão "pesado" deve ser... :roll:

Analisando o sistema... percebi o seguinte: 95% dos acessos são de postagens NOVAS... óbvio né? :wink:

Se classificarmos somente as mensagens dos últimos 10 dias, temos menos de 4.000 mensagens... estas são as mais acessadas...

Nos últimos 6 meses... 74.000 mensagens... :roll:

Mas para pesquisar essas 4.000 mensagens, vasculha-se um banco de dados de 500.000... :roll:

Minha idéia... montar uma tabela onde estarão as mensagens dos últimos 6 meses... seria uma tabela de uns 80.000 registros... e essa tabela seria a "padrão"...

Porém nos tópicos mais antigos, óbviamente, só apareceriam as mensagens mais novas... :roll:

Os tópicos gigantes, por exemplo, seriam "truncados" somente nas mensagens dos últimos meses... :wink:

Haveria um link do tipo: VEJA TODAS AS MENSAGENS DESTE TÓPICO quando fosse o caso... :roll:

O q vcs acham?? :roll:

Acham q teria algum problema na navegação da galera? :roll:

abraço


__________________________________________
Fernando "Fritz"
Auxiliar de Serviços Gerais do CXT

Was This Topic Useful?



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes