Olá a todos os companheiros do Clube...
comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)... não entendo nada de mecânica e gostaria que os companheiros, mais experientes, me dissesem alguns cuidados que devo ter ao viajar de moto além de quais itens de mecânica devo revisar para a viagem... MUITO OBRIGADO, AGUARDO SUA AJUDA...
PRIMEIRA VIAGEM - DÚVIDAS!!!!!
-
Topic author - Moita
- Moto:: BMW - F 750
- Estado: SP
- País: Brasil
- Status: Offline
Pensei em parar de beber... mas eu sou Brasileiro e não desisto NUNCA!!!
-
- Mega-blaster Falador
- Moto:: BMW - R 1250 GS
- Estado: PR
- País: brasil

-
- Moita
sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...
comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)... não entendo nada de mecânica e gostaria que os companheiros, mais experientes, me dissesem alguns cuidados que devo ter ao viajar de moto além de quais itens de mecânica devo revisar para a viagem... MUITO OBRIGADO, AGUARDO SUA AJUDA...
Rapaz, fiz esta mesma viagem em maio só q sai de Jundiaí.... é o seguinte, realmente se a moto ta legal vc provavelmente não vai ter dor de cabeça... mas aconselho fazer uma revisão geral assim vc vai mais tranqüilo... eu também aconselharia a levar cabos reserva, pode parecer besteira mas pode ser de grande ajuda e vc já pode deixá-los sempre junto com a camara de ar traseira reserva q o amigo Ike aconselhou. Pode ser útil em outras viagens q provavelmente vc irá fazer.
-
- In Memoriam
- Moto:: Honda - NX4 Falcon
- Contato:
sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...
Fala Sobrini!
primeiramente , parabéns pela escolha da moto

da viajem:
1- Como jáfoi citado acima , se vc não tem grande conhecimentos em mecânica e pegou a moto a pouco tenmpo , mande-a pra revisão;
2- Durante a viajem procure fazer paradas entre 100e 200km pradar uma esticadanas pernas (aki no clube tem uns acras que rodam atéchegar a reserva ....... ehehheeh , ecom tanque grande! coisas do tempo ......);
3-Leve um cabo de embreagem , uma bisnaga de graxa para corrente e um pouco de óleo lubrificante de motor que está na sua moto;
4-Confira o kit de ferramentas originais da sua moto , na maioria dos casos , em um imprevisto elas são o sulficiente;
5- Leve um reparador instantâneo de pneus e/ou uma câmara de ar reserva dianteira;
6- Boa viajem!
ah!!!! se vc quiser dar uma passada por aki , jáquye estou no meio do caminho ....... é só dar um toque!

-
- Matraca
- Moto:: BMW - G 650 GS
- Estado: RS
- Contato:
Aproveitando o tópico aqui lançado, faço uma pergunta aos mais experientes:
Fiz pouca Km em viagens longas (a maior 600km), e a única coisa que levei foi um tubo em spray de reparador instantâneo de câmara.
Nunca precisei usar
, e fica a pergunta: aquilo funciona mesmo?????
Em tempo: tenho uma XLR 125 2001... mas agora é questão de dias
Fiz pouca Km em viagens longas (a maior 600km), e a única coisa que levei foi um tubo em spray de reparador instantâneo de câmara.
Nunca precisei usar

Em tempo: tenho uma XLR 125 2001... mas agora é questão de dias

- Diz quem me conhece que não me conhece. Quem não me conhece, concorda. Sou, portanto, um gerador de consensos, embora não concorde com isso!
-
- Zelador
- Moto:: Kawasaki - Versys 1000
- Estado: BA
Caro Duckling, usei o reparador instantaneo de camara e ficou legal. O pessoal atenta para depois do uso levar para balancear.

Luciano Jr
DL-1000 - 2007
RAV (071)8728-2269
(071)3341-6186
DL-1000 - 2007
RAV (071)8728-2269
(071)3341-6186
-
- In Memoriam
- Moto:: Royal Enfield - Classic 500
- Estado: RJ

Rosalvo
A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória.
A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória.
-
- Moita
Rosalvo escreveu:[-X Não pegue a moto na revisão e saia viajando imediatamente.
Rode alguns quilômetros antes (~100km) observe bem a moto, dê uma olhada geral (vazamentos, engasgos, freios, cabos, luzes etc.)
Parece brincadeira mas é comum parafusos frouxos, freios sem atrito, vazamentos de óleo por, digamos, distração do mecânico.
No mais, Boa Viagem e Boa Sorte
Havia me esquecido deste pequeno detalhe... realmente não pegue a moto no mecanico (revisão) e vá direto para a estrada... como nosso amigo lembrou é necessário andar um pouco com a moto para localizar problemas novos que nosso amigo mexanico pode ter agregado gratuitamente na moto!
-
- Zelador
- Moto:: BMW - G 650 GS
- Estado: GO
- País: BRASIL
- Contato:
amigo Sobrini.....
existe algo fundamental pra voce ter uma viajem perfeita.....
algo que nenhum dos companheiros acima citou e é de extrema importancia....
leve sua amada!!!!!!!!
só ela podera te ajudar nos momentos ''dificeis''!!!!!
abraços!!!!
existe algo fundamental pra voce ter uma viajem perfeita.....
algo que nenhum dos companheiros acima citou e é de extrema importancia....
leve sua amada!!!!!!!!
só ela podera te ajudar nos momentos ''dificeis''!!!!!
abraços!!!!
-
- Moita
- Moto:: KTM - KTM 950 LC8
- Estado: SC
- Contato:
Luciano Jr escreveu:Caro Duckling, usei o reparador instantaneo de camara e ficou legal. O pessoal atenta para depois do uso levar para balancear.![]()
![]()
![]()
ola Luciano, ja usei varias x estes reparadores de pneu, nas trilhas ,quando o furo é pequeno o reparador funciona , se for um pouco maior esquece, nem adianta colocar.
-
- Mega-blaster Falador
- Moto:: BMW - F 800 GS
- País: BRASIL
- Contato:
CAMARADA LUCIANO.
CONCORDO COM TODOS OS AMIGOS QUE ESTÃO AJUDANDO, E ATÉ APRENDI TAMBÉM, MAS TODOS SE ESQUECERAM DA MAIS IMPORTANTE, DA MELHOR DE TODAS AS FERRAMENTAS, DA FENOMENAL, DA INSEPARÁVEL, DA INSUBSTITUÍVEL.... A "RAV".
SEM ELA, NÃO SE ATREVA A SAIR DA CIDADE.
ELA FUNCIONA COMO A MAIS COMPLETA CAIXA DE FERRAMENTAS, COMO GUINCHO, 1º SOCORROS E ATÉ ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA.
NÃO SE ESQUEÇA: RAV E CABO ENROLADO.
UM GRANDE ABRAÇO,
PARADA
CONCORDO COM TODOS OS AMIGOS QUE ESTÃO AJUDANDO, E ATÉ APRENDI TAMBÉM, MAS TODOS SE ESQUECERAM DA MAIS IMPORTANTE, DA MELHOR DE TODAS AS FERRAMENTAS, DA FENOMENAL, DA INSEPARÁVEL, DA INSUBSTITUÍVEL.... A "RAV".
SEM ELA, NÃO SE ATREVA A SAIR DA CIDADE.
ELA FUNCIONA COMO A MAIS COMPLETA CAIXA DE FERRAMENTAS, COMO GUINCHO, 1º SOCORROS E ATÉ ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA.
NÃO SE ESQUEÇA: RAV E CABO ENROLADO.
UM GRANDE ABRAÇO,
PARADA
-
- Zelador
- Moto:: BMW - R 1200 GS
- Contato:
sobrini escreveu:Olá a todos os companheiros do Clube...comprei minha Tê 91 há um mês e pretendo fazer a primeira viagem de São Paulo até Londrina (PR)...
Sobrini, soh complementando o q os colegas jah postaram...

Costumo classificar as partes da moto, no caso d viagem ou ateh mesmo de uso comum, pela seguinte ordem de prioridade...
1º) Freios - verifique o nível de fluido e o estado das pastilhas e lonas d freio, bem como o pedal e manete d freio e seus componentes (alavancas, parafusos, etc..)

2º) Pneu, câmara de ar, raios e aro d roda... jamais use pneu "riscado" ou q apresente rachaduras (ressecamento), a câmara d ar deve estar em bom estado, de preferência sem remendos e com sua trava de segurança no devido lugar... raios soltos, tortos, quebrados ou espanados devem ser imediatamente substituídos... quanto ao aro d roda este deve estar alinhado e não apresentar microfissuras em sua solda !!!

3º) Motor... nd q um bom mecânico (e de confiança) não posse lhe auxiliar na manutenção preventiva, regulagens de válvulas e carburação ou substituição de itens q apresentem desgaste acentuado...

4º) Transmissão... observar o nível de desgaste do conjunto, caso esteja dentro do "tolerado" apenas lubrifique o conjunto... eh bom q tenha sempre a mão uma emenda d corrente, pois em caso de quebra de algum ELO da mesma... vc poderá emendá-la e prosseguir ateh um local apropriado e realizar a troca !!!

5º) Sistema elétrico.. eh bom levar lâmpadas d pisca sobressalentes, fusível de 20A (ver modelo) e ateh mesmo d farol (caso tenha apenas 1 farol).

Eh bom lembrar q quanto ao Motor, a verificação do nível de óleo deve ser feita antes, durante e no final da viagem...

Rosalvo escreveu:[-X Não pegue a moto na revisão e saia viajando imediatamente.
Essa dica tbm eh muito importante... vale a pena citá-la + 1 vez !!!

No mais, caso tenha alguma dúvida sobre pilotagem com garupa, tem um tópico tbm recheado de dicas...
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... highlight=
Um abrassso e boa viagem...

-
- Zelador
- Moto:: Yamaha - XT660R
É capaz do Sobrini já ter feito a viagem, mas vai a minha dica:
Algumas peças sobressalentes são legais. Mesmo para quem não tem conhecimento de mecânica, a peça ou as ferramentas podem ser a salvação, pois sempre aparece alguém que pode ajudar na troca.
Por exemplo:
-Vela
-Cabo de embreagem e acelerador (mesmo usados)
-Lampada de farol e lampada da lanterna traseira (principalmente para XT que só tem uma). Sem farol no final da tarde ou a noite, é sufoco total.
-Pedaço de arame
-Imenda de corrente (mesmo a corrente sendo interissa)
-Jogo de ferramentas
-Camera dianteira e traseira.
Existe esse tópico que tem umas dicas do que levar:
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... sc&start=0
Nunca abusar do limite, seja físico, da máquina ou de velocidade. Velocidade?
ops Com a bruxa solta, melhor maneirar e usar equipamentos de proteção e uma boa capa de chuva.
Abraços,
Algumas peças sobressalentes são legais. Mesmo para quem não tem conhecimento de mecânica, a peça ou as ferramentas podem ser a salvação, pois sempre aparece alguém que pode ajudar na troca.
Por exemplo:
-Vela
-Cabo de embreagem e acelerador (mesmo usados)
-Lampada de farol e lampada da lanterna traseira (principalmente para XT que só tem uma). Sem farol no final da tarde ou a noite, é sufoco total.
-Pedaço de arame
-Imenda de corrente (mesmo a corrente sendo interissa)
-Jogo de ferramentas
-Camera dianteira e traseira.
Existe esse tópico que tem umas dicas do que levar:
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... sc&start=0
Nunca abusar do limite, seja físico, da máquina ou de velocidade. Velocidade?

Abraços,
Was This Topic Useful?
-
- Informação
-