Comprei uma Lenda - XT600Z TENERE 2vg *novas fotos pag. 3

Quem é você, de onde é, de que você gosta?
Apresente-se!

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo
Moto:: BMW - F 750
Estado: RN
País: Brasil
Status: Offline

19 Nov 2011, 23:35  

Olá pessoal, sou novo aqui, meu nome é Lucas, sou de Natal-RN.

Atualmente possuo duas motos, uma XRE 300 2009 (desgosto) #:-( e uma recém comprada Tenere 600 \:D/ , pelo qual estou deslumbrado.
No final do ano de 2009 comprei uma XRE 300 preta 2009 da HONDA, fui o primeiro do estado a ter a moto, 5 meses antes da compra já tinha o nome na lista de espera. Quando comprei a moto começaram os problemas :roll: , desde o 2º dia de uso a moto me deu dor de cabeça. Problemas apresentados na garantia: valvulas presas, estralos no quadro(suspeita de trincas\quebras no mesmo, sinal igual em moto de amigos que acabaram quebrando o quadro), ponteira do escape descascando, problemas de partida no motor(só pega quando quer) e por último mas nem menos importante (fora da garantia) bomba de combustível recentemente queimou, segundo meu mecânico por ininterruptas partidas na moto que só liga quando bem entende. Entrei na justiça 4 meses após comprar a moto pois a Honda não "descobria nem consertava" meu problema, então fui aconselhado a entrar com um processo para receber meu dinheiro de volta, já que a moto estava na garantia e não tinha solução por parte da HONDA.
Até então estava andando com a XRE com todos os problemas, mas nesse meio do ano a moto queimou a bomba, inviabilizando o conserto da bomba (750R$), e os riscos de consertar e queimar de novo (pesquisas na internet comprovam que tiveram casos similares), eram grandes.
A partir dos problemas relatados procurava uma moto mas não tinha ideia fixa de que moto comprar, já tinha várias motos na cabeça (Xt660, DL-650 v-strom e recentemente a XL700 Transalp), mas depois de muita pesquisa eu não encontrava a moto ideal, pensei e encontrei uma super tenere 750 "joia rara" ano 97 único dono com 24.000 KM originais, de um coroa da petrobras(moto de garagem), mas era muito cara (19.000 mil ) e não gostei 100%, ainda não era o que eu queria. Nesse momento da busca eu vi o anuncio oficial que a Yamaha iria trazer para o Brasil a Xt660z Tenere, fiquei muito alegre e empolgado, mas o fato do meu dinheiro investido estar parado na XRE 300 não me permitiria realizar essa compra, e por experiência própria eu também não queria ser novamente uma "cobaia de lançamento". Dentre as várias pesquisas que fiz sobre TENERE me veio a paixão pela TENERE 600 2vg, vulgo dois farois, a partir desse momento eu criei gosto pela pesquisa sobre a moto e fui afundo nos problemas\defeitos encontrados na motocicleta, achei poucos e me apaixonei.
Semanas após pesquisas e observações de anuncios de TENERE's na internet me surgiu a ideia de procurar em minha cidade, dentre as pessoas que procurei fui exatamente na certa, do qual me sugeriu duas TENERE's, uma azul ano 90 ou 91 (não me lembro ao certo) toda reformada e com 90 e poucos mil KM rodados, e uma para pessoas exigentes, ano 91 branca\vermelho único dono desde 91 até 2010, para o qual esse que anunciava tinha comprado e vendido para um integrante do motoclube dele, ao qual usaria a moto somente por 2.000 KM desde o ano de 2010 até quarta feira passada(o dia em que fui busca-la). A moto atualmente encontra-se com 28.800 KM rodados originais (amigos conheciam o antigo dono e me confirmaram que a moto era toda original), pintura original, motor nunca foi aberto dentre outros "mimos" como jogo de ferramentas e manual. O primeiro dono era tão cuidadoso que anotava todas as peças e serviços que fazia na moto.

EX: 1.234 KM ----------------------- Furou pneu
2.500 KM------------------------ Troca de óleo + filtro (verificar luz de freio)
Por ai vai . . . .

Fui buscar essa moto a 500 KM distante de minha cidade, com a compania da namorada, um amigo mecânico e outro do motoclube. Chegando na cidade fomos ver a moto, falei para meu mecânico olhar a moto de "ponta cabeça", todos os detalhes possíveis, depois de muito olhar e andar meu mecânico simplesmente se encantou com a moto e disse que o motor era feito de borracha, dai perguntei
Borracha?
Ele me responde rindo da minha cara e dizendo que o motor está ZERO, não tem barulho nenhum, super silencioso e em perfeito estado, com uma resalva para o carburador que estava engasgando um pouco e ao desligar a moto ela dava uma vazada de combustível pela mangueira do suspiro.
Comprei a moto com a certeza de ter feito uma boa compra e vim para minha cidade, depois de dois dias em minha cidade fui logo com a moto para a casa dele mandar dar uma geral na moto, a começar pelo carburador e bomba de combustível, ele abriu e logo descobrimos que a bomba ainda original nunca tinha sido trocado as peças e as peças plásticas estavam se decompondo, e o carburador com o tão falado diafragma de 2ª fase rompido e outra coisinha pequena (parecendo a ponta de um lápis só que de borracha) com desgastes. Estamos agora esperando chegar a terça-feira para a substituição das peças, já telefonamos e encontramos todas as peças. A única coisa que a moto tinha a fazer era esses dois mencionados e o escape original com o miolo(parte interna) solta, do qual já levamos para um torneiro que faz solda inox e vai tentar fazer um novo miolo (aquela parte de dentro que é um cano longo só que sendo furado) que segundo ele a solda caiu e o miolo ainda vai ver direito se tem como aproveitar.

Meus planos para o futuro são: Ficar com a Tenere 600 e daqui a uns 6 a 7 anos comprar a nova Tenere 660 branca\vermelha também e ficar com as duas, não pretendo mais vender a TENERE que comprei agora, possa até ser que eu venda a futura tenere 660 que eu venha a comprar e troque por outra moto ou até mesmo da mesma, mas a 600 ficara comigo.

Bem amigos, escrevi um bucado, estou empolgado com a moto, andei somente 200 KM na viagem de volta, do qual vim revezando com meus amigos. O que posso dizer é que se tivesse um amigo com a mesma dúvida eu daria o conselho de abraçar uma TENERE 600 bem conservada de olhos fechados, pois ter uma moto de qualidade e procedência e que tem a admiração de todos, não tem preço \:D/
Editado pela última vez por Lucas L.C. Costa em 07 Set 2012, 23:48, em um total de 1 vez.

Toninho SC
In Memoriam
In Memoriam
Moto:: KTM - KTM 950 LC8
Estado: SC
Contato:

20 Nov 2011, 00:30  

Só me falta o $#$$$, ja descobri que a moto é esta, não como única moto, mas como tua moto de identidade....Parabéns!
Sempre planejando rodar :D

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

20 Nov 2011, 00:51  

Fotos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Rogerio XT JF
Zelador
Zelador
Moto:: Yamaha - XT660R
Estado: MG

20 Nov 2011, 12:57  

SHOW....PARABÉNS.... =D> =D> =D> =D> =D>
ESTRADAS...SEMPRE !!!

caiomagnotti
Falador
Falador
Estado: SC

20 Nov 2011, 14:46  

Parabéns!!!

Moto está muito linda.

estou atras de uma também, mas vai ficar para o próximo ano.
Mas quero uma 88 ou 89, pois acho mais bonito aquele tanque grande e aparente. De preferencia azul e amarela.

Abs.

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

20 Nov 2011, 18:36  

vlw pessoal, neste momento a motoca está no mecânico desmontada, só aguardando chegar terça-feira ( segunda-feira aqui é feriado) para comprar as peças e colocar para andar.

Enquanto isso estou a pesquisar peças para tenere aqui no fórum, cada tópico interessante.

kbludo
Moderador
Moderador
Moto:: Triumph - Tiger 800
Estado: RJ
Contato:

22 Nov 2011, 11:18  

Primeiramente, bem vindo ao clube Lucas e parabéns pela aquisição da máquina! Que falta de sorte com a 300 hein? Agora com a teneré, seus problemas ficarão para trás :-! !
Forte abraço
Ande de moto e não de muletas!Seja prudente! Se o clube já te ajudou, ajude o clube; SEJA UM COLABORADOR :-! .

Nmilheiro
Zelador
Zelador
Estado: RS
Contato:

22 Nov 2011, 11:36  

Lucas L.C. Costa, parabéns pela aquisição! Eu comprei a minha há pouco tempo também, moto muito boa e quanto a mexer na bomba e no carburador, nem esquenta, isso é que nem trocar pneu, sempre vai ter que trocar...

Quando eu comprei a minha foi de outra cidade também. Aqui em Porto Alegre um cara me disse "Tu tá procurando uma mosca branca de olho azul, não quer comprar uma Falcon?" Quase mandei ele pra aquele lugar...
Estou vendendo umas tranqueiras da moto, dou preferência pra quem for aqui do clube:
http://www.olx.com.br/loja/id/113776

Imagem
Nícolas Milheiro

Seiscentão
Zelador
Zelador
Moto:: BMW - F 800 GS
Contato:

22 Nov 2011, 14:01  

Parabéns pela aquisição. Comprei uma TDM em agosto mas ainda estou com minha XT e apesar de anunciada fico com muito receio de vender e sentir saudades. É outro mundo diferente de tudo o que vc já pilotou. Baita torque, robustez inigualável, essas motos são um show mesmo. Abraços! :-!
Mário César
51 991158666
Corretor de Seguros
mcsa64@gmail.com

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

22 Nov 2011, 21:27  

Estou na busca do reparo para a bomba de combustível. O cano de escape que estava com o "miolo" solto já mandei refazer por inteiro, depois vou comprar uma tinta que já vi anunciada aqui no fórum de 800º que dura mais para as curvas e o escape.

Wilsonvelho
Zelador
Zelador
Estado: SP
País: BRASIL
Contato:

22 Nov 2011, 21:56  

muito. bonita mesmo parabens que vc tenha muitos kms de felicidade pois temos o mesmo amor por está máquina qual valor dela ai em sua cidade.

abç do veio

CHURRA DO RIBA II EU FUI. MORRETES EU FUI\:D/ SERRA DA CANASTRA EU FUI E SOZINHO. 21/24 de 04 de 05 STL EU FUI.
II SAIDEIRA EU FUI E FOI MARAVILHOSO.
IV REUNIAO NACIONAL EU TAVA LA E FOI 600
NOVO TEL.9961-0027 OU 8088930 :-!V NACIONAL NOIS FOI E PROXIMO NOIS VAI

ClesioW
Matraca
Matraca
Moto:: BMW - F 650 GS
Estado: PR

22 Nov 2011, 22:20  

Lucas,

Meus parabens pelo achado , garanto que da para utilizar pelo menos 20 anos sem ter grandes problemas.

Que DEUS lhe abençoe com sua aquisição. A minha quando comprei a muitos anos um amigo insistiu em passar agua que ele havia levado para abençoar em algum santuario que não lembro onde, mas garanto que me deu sorte.

Grande abraço

Clesio.
Viver feliz é uma opção pessoal.

Antes de pilotar visite "
http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... =0&start=0

Conheça tambem a minha TENERE ZERO KM http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... highlight=

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

23 Nov 2011, 00:36  

WILSONVELHO

O preço dela aqui varia muito, quando fui comprar tinha uma outra toda reformada azul por 8 ou 9 mil, já essa foi 11.5, com muita negociação, pois ele só queria 12. No dia seguinte na casa do meu mecânico veio um cara dizendo que conseguia 14\15 fácil nela.

Nmilheiro
Zelador
Zelador
Contato:

25 Nov 2011, 01:03  

Cara, se tu quer o reparo da bomba de gasolina tem no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -repro-_JM

Eu vou comprar um pra mim. Volta e meia aparece reparo do carburador também.

Só não sei se esses reparos são de boa qualidade, ou não...
Estou vendendo umas tranqueiras da moto, dou preferência pra quem for aqui do clube:

Imagem
Nícolas Milheiro

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

28 Nov 2011, 17:34  

Tem um cara aqui da cidade (Marcio B-17) que está fazendo um favorzão em pegar as peças de SP, ele tem muitos contatos por lá e é mecânico de uma oficina que só conserta motos que digamos, de alta complexidade em oferta de peças, como por ex: HD, kawasaki e outras. Ele busca peças tanto originais, paralelas e de sucata, muito bom o cara.

Peças que já comprei e só estou aguardando chegar de SP:
2x coletores de admissão\carburador(os meus ainda eram originais e estavam muito ressecados e com trincas, preço dos originais 230 a 240 CADA, optei pelo bom e belo PARALELO, sendo 80 o par, segundo ele são de ótima qualidade, já pediu para várias XT\teneres da oficina - PARALELO
1 diafragma do carburador - PARALELO
Agulha e sede do carburador - ORIGINAL
Lente da lanterna traseira original - ORIGINAL
Bomba de combustível, comprei pelo fato de ouvir muitas histórias sobre problemas, e para não ficar na mão entre uma manutenção e outra, comprei uma original e a minha que está com muito desgaste as borrachas internas(para não dizer em decomposição, irei comprar os reparos desta para que eu tenha uma reserva sempre em mãos. - ORIGINAL.
2x lentes de pisca originais, este me surpreendi com o preço que ele conseguiu, 4 reais cada, para serem originais está ótimo o preço - ORIGINAL
x2 manoplas\punhos (par) originais, estes sairam por preço de paralelos - ORIGINAIS
Jogo de parafusos de plástico da bolha - ORIGINAIS

Peças que ele ainda falta me confirmar até quinta-feira se consegiu:

Fundo do painel, o meu está envelhecido, ficando clarinho.
Protetor de disco dianteiro na cor vermelha ORIGINAL.
Pneus PIRELLI MT 40 - 3.00 S 21
- 120\80-18

Quem souber quem tem para vender esse protetor de disco de freio original na cor vermelha, da o toque. Os pneus ele achou por um preço muito caro, alguem indica um site que venda esses pneus?

vlw galera

Nmilheiro
Zelador
Zelador
Contato:

28 Nov 2011, 17:44  

Cara, o pessoal aqui do clube usa bastante o Mitas, eu achei ele meio carinho, mas ainda pretendo testar pra ver se vale a pena.

Por enquanto estou usando um par de Rinaldis R34 e estão indo muito bem :-!

Imagem
Nícolas Milheiro

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

16 Dez 2011, 00:17  

Pessoal, depois de muito tempo as peças chegaram, e para minha surpresa tudo original veio de fora, instalei as lentes dos piscas originais, lanterna traseira, parafusos de plástico da bolha, manoplas etc...

A maior surpresa foi a bomba de combustível que comprei outra, ao ver a bomba veio o susto:
Eu: Voltz... que bomba é essa... isso não é da Tenere!
Colega meu que pediu as peças: Cara vem especificando para TENERE, então é essa....

Cheguei na oficina onde minha moto está e fui conversar com o mecânico, achei até que a minha fosse de outra moto, mas ai que está, é igual a todas que vejo aqui no fórum... então o "ETÊ" não é a minha anterior, como sou um cara muito curiso logo deduzi (ESSA BOMBA É DA TENERE 600 VENDIDA NO EXTERIOR), dito e feito pessoal, pesquisando no fórum do clubext600portugal.com.br vi que a bomba que me veio foi da TENERE vendida por lá. Ela é mais quadrada(menos comprida) com os orificios similares, só que em locais diferentes, e essa tem 3, repito, 3 respiros da bomba, mas não saem em forma de mangueira, são simplesmente furos nos lugares atrás da bomba.

Eu coloquei no local brevemente e já comprovei que coube, meu mecânico disse que irá fazer o mesmo papel, agora resta saber sobre a durabilidade, tomará que seja maior que as nacionais, Fico com medo desses respiros da bomba(3) que são orifícios que me passam o medo de entrara sujeira e emporcalhar tudo, o pior é que não pode colocar mangueira pois não tem como, são orifícios na superfície reta da bomba.

Logo mais posto fotos, estou ancioso para ver como ela funciona. A boa notícia é que ao contrario daqui do Brasil, essa bomba extrangeira no fórum de portugal não tem muitos tópicos, pode ser um sinal que ela da menos trabalho!

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

18 Dez 2011, 00:47  

Bomba colocada-Funciona perfeitamente... e todos os outros materiais.

A novidade fui ter que trocar de bateria e o retificador que foi para o espaço, resultado . . . 500 reais só dessa brincadeira. Agora a motoca está 100%. Logo mais posto fotos.

*Morgado*
Moita
Moita
Moto:: BMW - F 850 GS
Estado: ES
Contato:

18 Dez 2011, 09:31  

Ola Lucas to afim de colhecer a praia do pipa ai no Rio grande do norte!!! vamos marcar esse rolé juntos to em Porto de Galinhas Pernambuco.

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

18 Dez 2011, 23:36  

Acertou no ponto meu caro, já fui a praia de Porto de Galinhas, muito linda por sinal. Posso te dizer que Pipa é um paraíso dos estrangeiros, o difícil lá é ver alguem daqui Kkkk... adoro pipa.

Quando estiver por vim para aqui você me da um toque aqui ou por mensagem particular que eu irei com maior prazer mostrar as belezas Norte Rio Grandenses para ti.

VLw! \:D/

Ontem fui para a confraternização do meu motoclube de moto "nova" e o pessoal pirou na moto, acabando o banquete foram todos ao redor da TÉNÉRÉ e o assunto foi a "ruiva".

Logo após o encontro fui a uma loja de peças e mecânica de motos aqui da minha cidade (Washington moto peças) e o cara é fera no que se diz respeito a TÉNÉRÉ. Ele simplesmente compra ou reforma TÉNÉRÉ's do pessoal e desmonta do "0" e começa tudo, se estiver ruim troca, se estiver enferrujado pinta e etc.... O cara simplesmente fotografa todo os processos e frequenta o site como forma de tirar dúvidas, irei convencer ele e realizar o cadastro e posta frequentemente todos os seus processos. Todos da cidade que tem essas LENDAS levam a ele, pois o cara resolve tudo.

Pessoal como eu gosto das coisas 100% irei trocar todas as mangueiras de combustível por umas de 1ª linha(vendedor me indicou as goodyear), as atuais são transparentes e não tem muita elasticidade, com o vai e vem do tira e coloca das peças elas não adaptam muito bem e tendem a vasar pelo local da fixação, tive um vazamento besta mas troquei a mangueira por igual as demais, mas agora eu quero trocar tudo, já escolhi as mangueiras e amanhã irei trocar, irei comprar o interruptor do freio dianteiro (sensor que aciona a luz de freio na lanterna) pois o dela está com mau contato(25 reais) e também estou com um problema que me deixa chateado, a mangueira do respiro do motor( que vai para o filtro de ar) está trincada no meio e da para entrar uma unha da mão, o problema é que as empresas especializadas em mangueiras não dispõe desse tipo de mangueira pois ela é "pré-curvada" fazendo um verdadeiro desenho em "S", alguem poderia me dar uma ajuda nesse fator da mangueira?

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Yamaha - XT500 / XT550
Contato:

24 Dez 2011, 12:04  

Cara!!!
Show de bola tua Tenere!
Essa dois farois axo o maximo tambem!

E dar um gas na 600 é a melhor coisa que tem! Eu tinha tornado antes (que me carregou pra cima e pra baixo, é verdade ) e troquei num XT 600E ! É bom demais!!!

ABraço cara! um dia nos achamos por ai

Feliz Natal
Na dúvida acelera!!!

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

26 Dez 2011, 22:32  

Antes da Tenere eu tive e ainda tenho como está no 1º post uma XRE 300, já tive uma Tornado que foi minha 2ª moto, se podesse ainda teria a tornado e a TENERE, ótima moto aquela.

Acabei de comprar pneus Sirac para a motocicleta, 90\90-21 e 120\80-18, saindo o par por 560, o menor preço que consegui aqui na minha cidade, e de quebra ainda comprei as câmaras de ar da Michelin reforçadas para a máquina. O motivo da compra dos SIRAC foi confiabilidade do público, um certo grau de durabilidade e por serem bom também em terrenos ruins. Eu adoraria por um 130\80-18 na traseira mas a Michelin não fabrica e os Mitas são um tato que "ariscos", colega meu teve e disse que levou sustos com ele, por ser feito com uma borracha muito dura.

Já pedi para meu colega fazer o Raio X nas lojas em SP para procurar uma capa de banco Original na cor Vermelha e estou a procura de um banco ERÊ.

Antes de viajar na véspera de Natal eu virei as torneirinhas em OFF e para não me esquecer eu coloquei um papel do lado da tampa do tanque, ao chegar eu balancei a moto e percebi que molhou o papel, de imediato fui lá no mecânico e ele me disse que a borracha de vedação já era, alguem pode me dar uma luz sobre essa borracha de vedação da tampa do tanque?

Harry Jr
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: Yamaha - XT500 / XT550
Contato:

27 Dez 2011, 09:22  

Sobre o pneu, ele é bem durão mesmo! Ele é otimo na estrada de chão (o E07) e no asfalto ele faz um pouco de ruído! Acho que a durabilidade esta relacionada com o fato de ele ser tão duro.
Na dúvida acelera!!!

Topic author
Lucas L.C. Costa
Colaborativo
Colaborativo

12 Jan 2012, 15:07  

Olá pessoal. Tampa de combustível resolvi provisoriamente com uma borracha por cima da que vai em contato com o tanque. Já pedi o orçamento da tampa de combustível.
Coloquei os pneus e descobri que os aros precisavam de um certo alinhamento, pois estavam "recordações" de buracos, ao desmontar a roda traseira o cara logo viu que os raios que estavam na moto eram de inox e péssima marca, logo após substituir 1 cabeça de raio (niple) ele me indicou trocar por raio inox da marca 'BACE' fabricado no estado vizinho, Fortaleza\CE, já pedi em uma loja e o dono me disse que começo de Fevereiro estaria com os dois jogos de raios lá (21 e 18) na milimetragem certa 4mm, o dianteiro está com 4mm mas o traseiro esta com 3.5.
Telefonei agora para o João de Sorocaba e ele me disse que no meio da próxima semana ligasse para ele e passase todos os dados e a transferência do dinheiro para ele enviar-me o produto.

A moto nesse momento está parada no mecânico pois tinha levado para ele regular o carburador, pois tinha ficado um certo "buraco" na aceleração, ao chegar em casa constatei que estava pingando gasolina pelo respiro do carburador, o detalhe é que agulha e sede foram trocados por originais, deixando essa dúvida no ar, mas deve ser alguma regulagem e estou no aguardo e ancioso para ter ela na garagem para ficar lambendo uahuahauhauhau....

Comprei um reparo para bomba de combustível da marca THL para "curar" a minha bomba de combustível reserva e um protetor de corrente inferior original que a minha não tinha, que fica passando rente ao pneu traseiro.

Ainda falta dar um jeito no velocímetro que aparentemente está com mal de Parkinson de tanto tremer e rodar bastante na minha RUIVA.

Arnaldo
Moderador
Moderador
Moto:: Suzuki - DL1000 V-Strom
Estado: AL

12 Jan 2012, 15:55  

Lucas,

Antes de mais nada, parabéns pela compra e pela dedicação em recuperar da melhor porma possível !

Quanto aos raios em inox da Bace, já instalei em minha XTE 600 e na XTR 660.
Excelentes !
O segredo está no instalador: se o cara montar errado, vai ficar quebrando um a um.

Quanto ao "velocímetro com mal de Parkinson " (rs rs rs) compre um cabo de velocímetro novo. Vai resolver !

Abração !
Arnaldo.
Imagem

"... conversar é melhor do que piada, exercício é melhor que cirurgia, humor é melhor que rancor e AMIGOS são melhores que gente influente." (L.F.Veríssimo)

Was This Topic Useful?

•   Informação