Atualmente possuo duas motos, uma XRE 300 2009 (desgosto)

No final do ano de 2009 comprei uma XRE 300 preta 2009 da HONDA, fui o primeiro do estado a ter a moto, 5 meses antes da compra já tinha o nome na lista de espera. Quando comprei a moto começaram os problemas

Até então estava andando com a XRE com todos os problemas, mas nesse meio do ano a moto queimou a bomba, inviabilizando o conserto da bomba (750R$), e os riscos de consertar e queimar de novo (pesquisas na internet comprovam que tiveram casos similares), eram grandes.
A partir dos problemas relatados procurava uma moto mas não tinha ideia fixa de que moto comprar, já tinha várias motos na cabeça (Xt660, DL-650 v-strom e recentemente a XL700 Transalp), mas depois de muita pesquisa eu não encontrava a moto ideal, pensei e encontrei uma super tenere 750 "joia rara" ano 97 único dono com 24.000 KM originais, de um coroa da petrobras(moto de garagem), mas era muito cara (19.000 mil ) e não gostei 100%, ainda não era o que eu queria. Nesse momento da busca eu vi o anuncio oficial que a Yamaha iria trazer para o Brasil a Xt660z Tenere, fiquei muito alegre e empolgado, mas o fato do meu dinheiro investido estar parado na XRE 300 não me permitiria realizar essa compra, e por experiência própria eu também não queria ser novamente uma "cobaia de lançamento". Dentre as várias pesquisas que fiz sobre TENERE me veio a paixão pela TENERE 600 2vg, vulgo dois farois, a partir desse momento eu criei gosto pela pesquisa sobre a moto e fui afundo nos problemas\defeitos encontrados na motocicleta, achei poucos e me apaixonei.
Semanas após pesquisas e observações de anuncios de TENERE's na internet me surgiu a ideia de procurar em minha cidade, dentre as pessoas que procurei fui exatamente na certa, do qual me sugeriu duas TENERE's, uma azul ano 90 ou 91 (não me lembro ao certo) toda reformada e com 90 e poucos mil KM rodados, e uma para pessoas exigentes, ano 91 branca\vermelho único dono desde 91 até 2010, para o qual esse que anunciava tinha comprado e vendido para um integrante do motoclube dele, ao qual usaria a moto somente por 2.000 KM desde o ano de 2010 até quarta feira passada(o dia em que fui busca-la). A moto atualmente encontra-se com 28.800 KM rodados originais (amigos conheciam o antigo dono e me confirmaram que a moto era toda original), pintura original, motor nunca foi aberto dentre outros "mimos" como jogo de ferramentas e manual. O primeiro dono era tão cuidadoso que anotava todas as peças e serviços que fazia na moto.
EX: 1.234 KM ----------------------- Furou pneu
2.500 KM------------------------ Troca de óleo + filtro (verificar luz de freio)
Por ai vai . . . .
Fui buscar essa moto a 500 KM distante de minha cidade, com a compania da namorada, um amigo mecânico e outro do motoclube. Chegando na cidade fomos ver a moto, falei para meu mecânico olhar a moto de "ponta cabeça", todos os detalhes possíveis, depois de muito olhar e andar meu mecânico simplesmente se encantou com a moto e disse que o motor era feito de borracha, dai perguntei
Borracha?
Ele me responde rindo da minha cara e dizendo que o motor está ZERO, não tem barulho nenhum, super silencioso e em perfeito estado, com uma resalva para o carburador que estava engasgando um pouco e ao desligar a moto ela dava uma vazada de combustível pela mangueira do suspiro.
Comprei a moto com a certeza de ter feito uma boa compra e vim para minha cidade, depois de dois dias em minha cidade fui logo com a moto para a casa dele mandar dar uma geral na moto, a começar pelo carburador e bomba de combustível, ele abriu e logo descobrimos que a bomba ainda original nunca tinha sido trocado as peças e as peças plásticas estavam se decompondo, e o carburador com o tão falado diafragma de 2ª fase rompido e outra coisinha pequena (parecendo a ponta de um lápis só que de borracha) com desgastes. Estamos agora esperando chegar a terça-feira para a substituição das peças, já telefonamos e encontramos todas as peças. A única coisa que a moto tinha a fazer era esses dois mencionados e o escape original com o miolo(parte interna) solta, do qual já levamos para um torneiro que faz solda inox e vai tentar fazer um novo miolo (aquela parte de dentro que é um cano longo só que sendo furado) que segundo ele a solda caiu e o miolo ainda vai ver direito se tem como aproveitar.
Meus planos para o futuro são: Ficar com a Tenere 600 e daqui a uns 6 a 7 anos comprar a nova Tenere 660 branca\vermelha também e ficar com as duas, não pretendo mais vender a TENERE que comprei agora, possa até ser que eu venda a futura tenere 660 que eu venha a comprar e troque por outra moto ou até mesmo da mesma, mas a 600 ficara comigo.
Bem amigos, escrevi um bucado, estou empolgado com a moto, andei somente 200 KM na viagem de volta, do qual vim revezando com meus amigos. O que posso dizer é que se tivesse um amigo com a mesma dúvida eu daria o conselho de abraçar uma TENERE 600 bem conservada de olhos fechados, pois ter uma moto de qualidade e procedência e que tem a admiração de todos, não tem preço