Compro uma ténéré 89 ??

Quem é você, de onde é, de que você gosta?
Apresente-se!

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca
Moto:: BMW - F 750
Estado: SC
País: Brasil
Status: Offline

03 Jun 2015, 16:15  

boa tarde galera !! novato aqui , venho aqui com uma duvida cruel , eu e mais 2 amigos estamos planejando uma viagem de santa catarina até o Atakama no chile . e meu grande sonho sempre foi ter uma ténéré azul farol quadrado e agora finalmente consigo chegar em uma depois de 26 anos de espera hehehhe . minha duvida é a seguinte , a moto eu conheço e é daqui da minha região o valor 9.000,00 e segundo o dono o motor foi completamente feito por um mecanico que eu tambem conheço e muito respeitado aqui , a moto esta inteirona aparentemente e o motor com 19.000 km .( não conversei com o mecanico ainda , mas farei isso antes.) o que vcs acham esse trator é apto ainda para encarar uma viagem até la ainda ? ou nessa faixa de preço seria melhor eu pegar uma XTE 600 ano 97 ??? ( lembrando que minha paixão sempre foi a ténéré , mas nessa viagem deixar o coração falar mais alto pode ser um erro , ou a bicha ainda se sai muito bem nessas viagens ???

Andreaspopo
Matraca
Matraca
Moto:: BMW - F 850 GS
Contato:

03 Jun 2015, 17:55  

Cara. Pelo que voce falou aí sobre a moto, pode pegar de olho fechado. As Tenere600 são as motos certas pra esse tipo de viagem, ainda mais se estiver inteirona assim como voce descreve. Troca uma ideia ali com o mecanico, e se ele aprovar, mete ficha.. e é só felicidade. De qual cidade voce é amigo??
ex Titan 2002
XT225 1997
Tornado 2003
Titan 150esd 2005
XTZ 125e 2006
XT600e 1999(acho que pra sempre)

Urubifrio 2013
2014
2015
2016
2017

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

03 Jun 2015, 18:19  

Presidente Getulio , parceiro. eu penso em desmontar ela e revisar ela completamente , ja fiz isso em varias motos e a viagem é somente para 2016 por isso pensava em pegar ela logo para ir me familiarizando com ela . sua opinião é de grande incentivo , obrigado.

Black Dog
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador
Moto:: BMW - G 650 GS

04 Jun 2015, 10:58  

Caro Giscerio, se você tem intimidade e gosto por mecânica e elétrica, bem como ferramental para levar junto na viagem para o caso de problemas, já um grande ponto positivo para ir com um tenere 89.

Nas Teneres, o motor é o que vc menos precisa se preocupar. Revise em especial a parte elétrica da moto, muito comum fios velhos, ressecados e em curto. No mais é só fazer aquela preventiva em todos os itens básicos e certificar-se que tudo está em perfeito funcionamento.
The world is yours

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

04 Jun 2015, 14:14  

Black Dog , obrigado pelo incentivo e sim eu realmente adoro ficar fuçando em moto em casa , todas q tive desmontei e pintei peça a peça e depois vendia , mas essa será diferente , penso em desmontar ela revisar tudo e deixar ela tinindo até a viagem , meu medo é se elas dão muita manutenção mas pelo que vejo são menos problemáticas que as atuais , estou certo ?

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

05 Jun 2015, 22:19  

888502016313753.jpg
então galera , amanhã pode ser um grande dia , vou enfim ficar frente a frente com a azulona e quem sabe vir com ela para casa , hoje conversei com o mecanico que fez o motor da baita ele me mostrou todas as notas e as peças originais inclusive disco de embreagem , chicote elétrico , pneus e realmente a moto esta com 7.000 km e parada a 5 meses . essa é ela.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MauMau Veloso
Tia Faladeira
Tia Faladeira
Moto:: BMW - F 650 GS
Estado: SP

05 Jun 2015, 22:31  

Poxa visualmente ta lindona ein!
Se tu ja confirmou que a mecanica e eletrica ta 100%, não hesite! Não é todo dia q se acha uma dessas!
Ai aos poucos tu vai ajeitando ela no teu gosto, dificilmente tu irá se arrepender! :-!

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

08 Jun 2015, 18:16  

então gente , negocio fechado ela é minha , mas no papel ainda não hehehe , ela esta na oficina pois como estava 5 meses sem ligar ,óbviamente não ligou , foi feita a limpeza total do carburador e vim da oficina agora e a bateria dela ja era , e o cara da oficina não tem a bateria de 14 a. em estoque , então como trabalho com informática não me custou muito 2 baterias de nobreak de 12 v. x 7 a. vamos fazer o esquema amanhã de manhã, pois documentações só quando eu ouvir ela roncar . abraço.

Black Dog
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

08 Jun 2015, 18:29  

O original da Tenere é bateria de 12 A . Onde vc vai colocar duas baterias ?
The world is yours

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

08 Jun 2015, 18:52  

a minha é a 89 2 ty e seguindo as dicas de varios membros aqui do fórum 14a é a amperagem dessa moto
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Black Dog
Mega-blaster Falador
Mega-blaster Falador

08 Jun 2015, 19:00  

Não, o original das tenerés é bateria de 12 amperes... Você pode botar uma de 14, não tem problema, mas o que o pessoal não sabe é que ela acaba não sendo totalmente carregada, por conta do projeto do alternador e do regulador/retificador de voltagem.
Quer dizer, no fim dá tudo na mesma coisa.
The world is yours

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

08 Jun 2015, 19:23  

sim entendo , mas pelo que andei vendo somente as ténéré brasileiras receberam bateria de 12 amperes , as de fora usam 14 a. e muita gente aqui do fórum usa essa combinação de 2 baterias de nobreak ligadas em paralelo cada uma 12v e 7a. totalizando os 14a , mas mantendo os 12v e estão usando a muito tempo sem problemas então fui na deles pra testar, vamos ver no que da.

RINALDO
Falador
Falador
Estado: CE
País: BRASIL
Contato:

09 Jun 2015, 07:54  

Giscério, bom dia!

Tive 2 teneres 89 (faról quadrado como vc falou) e hj tenho uma de dois faróis 90/90 que está comigo há 17 anos. Não teria moto melhor para uma viagem dessas. Robusta, imponente, econômica para o que ela é capaz de fazer...

Como já foi dito aqui, se puder trocar logo a instalação devido ao tempo de uso acho que seria a principal coisa, visto que já teve ter passado pela mão de muitos mecânicos e, devido o chicote passar ali perto da coluna de direção. Quero dizer, que pode haver uma fadiga nos fios, pelo movimento repetitivo ao realizar o giro para lado esquerdo e direito quando da condução da moto.

O resto é só alegria. Já vi muita postagem de pessoas que realizaram essa viagem, tenha cuidado, fé em Deus e até à volta!
Honda Turuna 1980; RD 250 Japonesa 1974; RD 350 Viúva Negra 1989; TÉNÉRÉ 1989; TéNéRé 1990, BANDIT 1250 2011/11

Topic author
giscerio
Matraca
Matraca

09 Jun 2015, 19:56  

valeu pela força Rinaldo , certamente que antes de encarar esse chão todo vou dar uma geral , por enquanto tudo esta perfeitamente funcionando , dei uma volta com ela hoje mas ta só pegando no pedal ainda , a bateria ariou e vou fazer o esquema das de nobreak mas ainda tenho umas duvidas. alias tenho varias duvidas pois sai de uma 250 e fui para uma 600 heheheh , o motor dela é menos barulhento que o da minha tornado , pelo menos eu achei , mas o bicho esquenta forte , é normal isso ??

Was This Topic Useful?

•   Informação